O Palmeiras chegou ao seu 12º título brasileiro na história, o segundo desde a chegada de Abel Ferreira, no fim de 2020. Com isso, o treinador se aproximou de Oswaldo Brandão na lista dos mais vitoriosos na história do clube.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
No total, são nove troféus com o Maior Campeão Nacional. Enquanto isso, o histórico treinador das Academias, que lidera o ranking, conta com dez taças no currículo. Logo atrás, estão outros nomes históricos, como Luxemburgo (oito) e Felipão (seis).
O título brasileiro de 2023 é um dos principais da trajetória de Abel no clube. Isso porque o time teve de tirar uma desvantagem de 14 pontos para o Botafogo, que liderou a competição ao longo de 30 rodadas, e superar o desgaste emocional causado pela eliminação na Libertadores para o Boca Juniors.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Abel comenta planejamento para 2024 após título brasileiro
A retomada palestrina passou por mudanças realizadas pelo comandante a partir da 28ª rodada, quando o Palmeiras venceu o Coritiba no Couto Pereira. Para este jogo, o 11 inicial contou com uma importante alteração: a utilização de três zagueiros.
Desde então, esta nova formação – que já havia sido utilizada em outros momentos da passagem de Abel Ferreira – se tornou padrão. Endrick também ganhou espaço no ataque e se tornou o grande nome da campanha campeã nacional.
Assim como uma nova formação, o Palmeiras passou a contar com um novo psicológico. Após a eliminação na Libertadores, o time demorou para se reencontrar, mas conseguiu retomar o bom futebol com resultados imponentes, como diante do São Paulo, quando goleou por 5 a 0.
O novo psicológico permitiu uma postura controlada mesmo em situações adversas. A virada do Botafogo é um bom exemplo, quando o time foi capaz de converter um 3 a 0 para 4 a 3 nos minutos finais da partida.
Com isso, o português termina mais um ano à frente do Maior Campeão Nacional com um título, o 9º desde que chegou ao clube. São duas Libertadores, dois Brasileiros, dois Paulistas, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e uma Supercopa do Brasil.
Abel Ferreira, então, se consolida entre os maiores nomes da história do Palmeiras, talvez sendo o maior. O português tem contrato com o Verdão até o final da próxima temporada e pode aumentar ainda mais sua importância dentro do clube.