Análise: Palmeiras esbarra em falta de efetividade na derrota para Botafogo

Verdão teve oportunidades de marcar, mas volta do Rio de Janeiro sem balançar as redes adversárias

O Palmeiras visitou o Botafogo nesta quarta-feira (17), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, e saiu derrotado por 1 a 0. No duelo, o Verdão teve oportunidades de marcar, mas não as converteu e deixou o Rio de Janeiro sem balançar as redes.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Palmeiras e Puma anunciam renovação de contrato até 2028

O zero no placar não reflete o número de oportunidades que teve o Verdão, desperdiçadas por atletas do setor ofensivo. A grande chance da equipe de Abel Ferreira esteve nos pés de Flaco López, aos 18 minutos do primeiro tempo, que recebeu de Marcos Rocha de frente para o gol e finalizou em cima de John.

Na segunda etapa, após cruzamento, novamente o argentino estava em condições de marcar, mas esbarrou de novo no goleiro adversário. Somadas as oportunidades, Flaco, segundo estatísticas, teve 0.94 gols esperados (xG) no duelo.

A falta de eficiência, no entanto, não estava somente no camisa 42. Por muitas vezes a bola cruzava a área adversária sem uma conclusão, ou então ficava presa no ataque e não era transformada em lance de perigo. O tópico foi destacado por Abel Ferreira na coletiva.

– Aos quatro minutos, o López é segurado. Ia ao gol marcar. Segunda, o mesmo López tem outra na cara do goleiro. Terceira, o Estêvão com um cruzamento a direita de cabeça dentro da área, e quarta, um chute do Menino dentro da área que saiu ao lado. Os quatro chutes que tivemos no primeiro tempo. Achei um jogo extremamente equilibrado, onde o detalhe que fez a diferença hoje foi a eficácia – disse.

O goleiro do Botafogo foi outro obstáculo enfrentado, uma vez que ele terminou o jogo com cinco defesas, sendo duas delas cruciais para manter o placar favorável aos mandantes. Do lado do Verdão, Weverton também fez boa partida, mas não contou com a colaboração do ataque para voltar a São Paulo com pontos na bagagem.

Situação no Brasileirão

Com o resultado, o Verdão seguiu na segunda posição, com 33 pontos, agora três atrás do Botafogo, que lidera o campeonato com 36. O Palmeiras volta a campo diante do Cruzeiro, no próximo sábado (20), no Allianz Parque, às 21h (de Brasília), em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.