Análise: Veiga precisa ser poupado, e Palmeiras também deve resolver falta de criatividade
Camisa 23 vive fase de altos e baixos, mas Verdão tem mais problemas para serem solucionados em breve
O Palmeiras foi derrotado por 2 a 0 pelo Athletico-PR na Arena Barueri, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Raphael Veiga perdeu pênalti e foi protagonista do desvio na cobrança de falta de Pablo, que culminou no primeiro gol adversário.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Após uma ótima atuação na Libertadores, em que marcou dois na goleada palestrina sobre o Liverpool-URU, o camisa 23 voltou a ser titular fazendo a própria função: pelo meio, caindo mais pela direita e pisando mais na área como um “falso atacante”. O peso da oscilação, porém, não deixou que os bons números fossem repetidos e caiu sobre as costas do atleta.
Não só Veiga, como todo meio-campo do Palmeiras foi anulado por Fernandinho e companhia do Athletico. O trio composto ainda por Menino e Zé Rafael perdeu praticamente todas as divididas, deixando o sistema defensivo, que também não vive a melhor das fases, ainda mais exposto.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Veiga perde pênalti em derrota do Palmeiras para Athletico-PR
O pênalti perdido pelo camisa 23 foi o sétimo dos últimos 20 cobrados. Além disso, desviou a bola que culminou no gol adversário, finalizou apenas quatro vezes, sendo que somente uma acertou o alvo, conseguiu converter um cruzamento em oito tentativas, e teve 85% de passes corretos (29 em 34).
Os números não mentem que o cansaço físico, mental e técnico de Veiga praticamente “obrigam” que o meia seja poupado por Abel Ferreira por pelo menos dois jogos para que possa voltar ao normal, ao decisivo, ao fora de série.
O treinador português também tem outros problemas. A falta de criatividade preocupa. Em seis jogos disputados no Brasileirão, Palmeiras não fez gols em quatro. Isso precisa ser resolvido em um campeonato tão dinâmico como é o nacional. A desatenção defensiva já deveria ter deixado de ser pauta, mas voltou aos alvos por se tratar de algo que está sendo prejudicial ao time.
Palmeiras precisa entrar no eixo para “defender o que é dele” com ajustes lá e outros cá. Abel sempre tem um plano e, nesse caso, seria bom que aparecesse em breve.