Palmeiras reencontra Botafogo em momento diferente em relação ao primeiro turno

No último encontro entre as equipes, em junho, Verdão passou pela primeira oscilação da temporada; formação tática também mudou

Palmeiras e Botafogo se encontram nesta quarta-feira (1), às 21h30 (de Brasília) no Estádio Nilton Santos. O jogo é válido pela 30° rodada do Campeonato Brasileiro e o Verdão segue na busca pelo rival carioca, que lidera a competição com seis pontos de vantagem para a equipe de Abel Ferreira. A situação atual do time difere com o momento em que encontrou os cariocas no primeiro turno.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Luis Guilherme fala de sequência de jogos no Palmeiras

O Verdão vinha da primeira derrota no Campeonato Brasileiro, após perder de 1 a 0 sobre o Bahia, fora de casa, e estava cinco pontos atrás do Botafogo – uma vitória, portando, poderia deixar as equipes somente dois pontos de diferença. Assim como no atual momento, as equipes eram líder e vice-líder respectivamente.

No entanto, o resultado dentro das quatro linhas decepcionou os torcedores palmeirenses no Allianz Parque. A derrota por 1 a 0, com gol de Tiquinho Soares, fez o adversário abrir oito pontos de vantagem. A equipe palmeirense também perdeu a vice-liderança ao final da 12ª rodada e encerrou a semana na quarta colocação, sendo ultrapassado por Grêmio e Flamengo.

Passados cinco meses do encontro, ambos os times viveram diversas mudanças. O Palmeiras, enfraquecido após eliminações na Copa do Brasil e Libertadores, aposta as últimas fichas no Campeonato Brasileiro, enquanto o Botafogo, outrora líder inquestionável, passa por diversas oscilações desde que Luis Castro deixou o comando do clube, na reta final do primeiro turno.

Taticamente também houve mudança no lado palestrino. No primeiro turno, Dudu, Artur e Rony formavam o ataque do Palmeiras, hoje composto por Breno Lopes e Endrick. Dudu se machucou e não atua mais em 2023, enquanto a dupla antes titular atualmente está como opção no banco de reservas.

Na defesa, Luan, Murilo e Gustavo Gómez fazem trio de defensores, em formação que têm dado resultados. Com os três juntos, a equipe marcou oito gols e não sofreu nenhum nas últimas três rodadas, são 100% de aproveitamento. Consequentemente, o título que parecia perdido passou a ser sonho, ainda que distante, para a equipe.

Abel Ferreira, no entanto, preferiu desconversar sobre a possibilidade do 12º caneco para o Verdão. Após a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, no sábado (28), o treinador disse que o foco é somente jogo após jogo.

– Eu já falei sobre isso, não vou falar de novo. Um jogo de cada vez, agora faltam nove. Um jogo de cada vez até o fim. Temos como objetivo ganhar o próximo jogo. Esse é novo objetivo – disse Abel.

O Verdão na vice-liderança provisória do Brasileirão, com 53 pontos somados até então, sendo seis pontos de distância para o Botafogo, com 59. Uma vitória nesta quarta-feira pode significar uma vantagem de apenas três pontos – o time carioca, no entanto, possui um jogo a menos em relação ao rival.