O Palmeiras consegrou-se campeão brasileiro de 2023 após empate com o Cruzeiro na noite desta quarta-feira (6) no Mineirão. Com a conquista, o Verdão chegou ao décimo segundo título da competição de acordo com a CBF.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Segundo a contagem oficial, o Alviverde já era o maior campeão do torneio e somente ampliou a vantagem no topo da lista. Agora, no entanto, o clube também é o maior vencedor considerando apenas as edições realizadas depois de 1971.
Isso porque, a partir deste ano, o Palmeiras soma oito títulos do Campeonato Brasileiro (1972, 1973, 1993, 1994, 2016, 2018, 2022 e 2023). O único time a ter conquistado a mesma quantidade no período seria o Flamengo, com a ressalva da Copa União em 1987.
Apesar do reconhecimento da CBF, o título é considerado do Sport pelo Supremo Tribunal de Justiça. Os cariocas entraram com recurso para reaver a decisão mais de uma vez, mas todos foram indeferidos.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Confira gol marcado por Endrick em vitória do Palmeiras sobre Cruzeiro
Além de liderar em ambos os rankings, o Verdão agora também é o time com mais conquistas nos pontos corridos, ao lado do rival Corinthians. Ambos os clubes tem quatro títulos no modelo iniciado em 2003.
Outra lista liderada pelo Alviverde, não à toa à alcunha, é a de maior campeões nacionais. Com 18 títulos, o time tem três a mais que o Flamengo. São eles 12 Brasileiros, quatro Copas do Brasil, uma Supercopa do Brasil e uma Copa dos Campeões.
No elenco palmeirense há também o maior campeão brasileiro de pontos corridos entre os atletas. No clube desde 2017, Mayke soma cinco taças, sendo três pelo Palmeiras (2018, 2022 e 2023) e duas pelo Cruzeiro (2013 e 2014).
Líder em todos os sentidos em território nacional, o Verdão encerra mais uma temporada coroada por uma conquista no país. Este é o nono título de Abel Ferreira, que define sua vida no Alviverde nos próximos dias.