O Palmeiras conquistou o seu 12º título do Campeonato Brasileiro e aumentou ainda mais a galeria de conquistas no futebol nacional. A taça foi erguida após empate em 1 a 1 diante do Cruzeiro nesta última quarta-feira (6) no Mineirão, em Belo Horizonte-MG.
No entanto, desde as rodadas finais, uma dúvida surgiu entre os torcedores, acerca do termo a ser utilizado para se referir ao clube doze vezes campeão do torneio. Desde 2022, quando conquistou o 11º título, a equipe passou a ser chamada de undecacampeão ou hendecacampeão.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Ao NOSSO PALESTRA, professor Pasquale Cipro Neto, um dos grandes conhecedores da língua portuguesa, explicou a termologia certa para ser usada após a 12ª conquista. Segundo o especialista, os nomes dodecacampeão e duodecacampeão estão certos e diferem apenas na origem da palavra. (veja a explicação no vídeo abaixo).
Segundo o professor Pasquale, são duas as maneiras corretas de se referir aos 11 títulos:
Dodecacampeão: palavra com origem grega, mais usada e derivada do ‘dodeca’, que significa doze;
Duodecacampeão: palavra com origem latina e que significa a mesma coisa em relação à grega, oriunda da ‘duodeca’, que também significa doze.
Com o título desta temporada, o Palmeiras ampliou a vantagem sobre os rivais como maior campeão da história do Brasileirão. O clube conta com 12 taças desde a unificação das conquistas feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que leva em consideração torneios a partir de 1959. Na contagem pós-1971, desde quando passou a se chamar Campeonato Brasileiro, o clube também lidera, com oito.