O Palmeiras confirmou a conquista de seu 12º título brasileiro na última quarta-feira (6) diante do Cruzeiro. Entre os nomes a serem destacados, mais uma vez Zé Rafael se faz presente. Foi a 10ª taça do camisa 8 pelo Verdão, sempre sendo titular absoluto e peça fundamental para o funcionamento da equipe.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
O título de 2023 é especial porque o ‘Trem’ precisou ser deslocado de função. Consolidado como segundo volante na histórica dupla com Danilo, que culminou na conquista do Brasileirão de 2022 de forma incontestável, Zé precisou assumir a função de seu antigo companheiro, vendido ao Nottingham Forest, da Inglaterra, no começo do ano.
Sem contratações para preencher a lacuna, Abel Ferreira optou por improvisar Zé Rafael como ‘camisa 5’. O jogador manteve sua impressionante regularidade e foi titular ao longo de toda a temporada. Quando se lesionou, a equipe sofreu queda de desempenho com sua ausência.
Se antes o volante tinha Danilo ao seu lado, em 2023 a história foi bem diferente. Primeiro, a dupla foi completada por Gabriel Menino, que apresentou atuações irregulares até fraturar o tornozelo e abrir espaço para Richard Ríos. O colombiano tampouco se tornou incontestável na função de ‘camisa 8’.
Vale destacar que, sempre que questionado a respeito, Zé Rafael declarou em entrevistas que sua vontade era voltar a atuar mais ofensivamente. Ciente da missão coletiva, no entanto, ele se comprometeu a ser cada vez mais defensivo.
De acordo com números do Sofascore até a 37ª rodada, o camisa 8 liderava o elenco do Palmeiras no Brasileirão em: bolas recuperadas (208), desarmes (80), duelos ganhos por baixo (172) e faltas sofridas (65). Nunca o apelido de ‘Trem’ foi tão merecido. Além disso, participou diretamente de três gols entre as rodadas 34 e 37, sendo decisivo também no ataque para a arrancada rumo ao título.
Para 2024, o Verdão terá uma escolha a fazer. Aníbal Moreno, primeiro volante de ofício, já foi confirmado como reforço. Dessa forma, Zé Rafael poderá voltar a ser escalado mais avançado, mesmo oferecendo a opção de ser um ótimo camisa 5.