Em três anos de Palmeiras, Abel Ferreira enfrenta sétimo treinador diferente no Flamengo

Técnico português conquistou oito títulos pelo Verdão no período

Palmeiras e Flamengo se encontram pela 32ª rodada do Brasileirão nesta quarta-feira (8). O confronto será decisivo, pois ambas as equipes ainda sonham com o título e estão próximas do líder Botafogo. Na semana em que Abel Ferreira completou três anos à frente do comando técnico do Verdão, ele enfrentará o sétimo treinador diferente em nove jogos contra o rival do Rio de Janeiro.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Diniz fala sobre convocação de Endrick, do Palmeiras

O comandante rubro-negro que mais vezes jogou contra o português foi Rogério Ceni. Em três jogos contra o ex-goleiro, o Palmeiras perdeu o jogo do returno pelo Brasileirão de 2020 e a Supercopa do Brasil de 2021 após decisão por pênaltis, além derrota no primeiro turno do Brasileirão daquele ano.

Com resultados negativos, Rogério Ceni foi substituído por Renato Gaúcho no comando do Flamengo. Em setembro de 2021, o Flamengo venceu o Palmeiras por 3 a 1 no Allianz Parque, pelo Brasileiro. Mas o grande confronto entre Abel e Renato foi na final da Libertadores, em Montevidéu. O Palmeiras venceu com gol de Deyverson na prorrogação e foi tricampeão da América.

Para a temporada seguinte, nova troca no comando técnico do Flamengo. Com a demissão de Renato Gaúcho, o nome da vez foi o português Paulo Sousa. Os compatriotas ficaram no empate em 0 a 0 no Maracanã. No returno, mais uma vez Abel jogou contra um novo comandante. Na ocasião, Dorival Júnior treinou a equipe carioca e ficou no empate em 1 a 1 diante do Palmeiras no Allianz Parque.

Mesmo com título da Copa do Brasil e Libertadores de 2022, a diretoria flamenguista entendeu que Dorival não seria o nome ideal para a próxima temporada e foi desligado. Para seu lugar foi contratado Vítor Pereira, até então no Corinthians.

Novamente Abel teve um português para enfrentar no Flamengo. No único jogo entre os comandantes foi logo na Supercopa do Brasil de 2023. Em um jogo frenético, o Palmeiras venceu o Flamengo de Vítor Pereira por 4 a 3 e garantiu a taça inédita para sua galeria de troféus.

Com a eliminação na semifinal do Mundial de Clubes e derrota para o Fluminense na final do Carioca, Vítor Pereira não resistiu e deixou o cargo. Em seu lugar chegou o argentino Jorge Sampaoli, que enfrentou o Palmeiras em apenas uma oportunidade. Os clubes ficaram no empate em 1 a 1 no Allianz Parque, com gols de Dudu para o Palmeiras e Arrascaeta para o Flamengo.

Muito criticado, Sampaoli comandou 39 jogos do Flamengo e não repetiu sequer uma escalação nessas partidas. Com isso, após derrota na final da Copa do Brasil de 2023, o argentino foi demitido. Agora a diretoria do Flamengo contratou Tite, que estava sem clube depois de sair da Seleção Brasileira.

Enquanto Abel Ferreira completou três anos à frente do comando técnico do Palmeiras, o clube carioca teve sete treinadores diferentes nesse período. Nesse recorte de tempo, o técnico do Verdão faturou oito taças (Libertadores 2x, Paulistão 2x, Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e Brasileirão), enquanto o Flamengo conquistou quatro títulos (Brasileirão, Supercopa do Brasil, Copa do Brasil e Libertadores).

Os clubes voltam a se enfrentar pelo segundo turno do Brasileirão 2023. Palmeiras e Flamengo estão próximos na tabela e ainda sonham em alcançar o Botafogo. A bola rola às 21h30 (de Brasília) na quarta-feira (8), no Maracanã.