O Palmeiras sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro pela 12ª vez em sua história. Após de ter uma diferença de 14 pontos para o líder Botafogo e descartado da briga pelo título, o time de Abel Ferreira fez uma reta final impecável e levantou o troféu. Veja o retrospecto do Verdão nas últimas 11 rodadas do Brasileirão de 2016, 2018, 2022 e 2023.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
No ano do eneacampeonato, o Verdão tinha um tabu de 22 anos sem conquistar o maior título do país. Os comandados de Cuca fizeram ótimo campeonato e chegaram na 27ª rodada na liderança. Nos 11 jogos seguintes foram oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Com a sequência positiva, o Palmeiras levantou a taça após vitória diante da Chapecoense, na 37ª rodada.
Na temporada de 2018 o time foi comandado pro Felipão rumo ao decacampeonato nacional. Mesmo usando um time alternativo na grande maioria dos jogos, o Palmeiras sempre figurou na parte de cima da tabela. Na reta final foram três empates e oito vitórias, sendo uma delas contra o Vasco, na 37ª rodada, que garantiu o título antecipado.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Abel Ferreira fala sobre relatório e planejamento no Palmeiras para 2024
No ano passado, o Palmeiras focou suas atenções no Campeonato Brasileiro e fez uma campanha irretocável. Assumiu a liderança na 10ª rodada e não largou mais. Após eliminação na Libertadores para o Athletico-PR, Abel Ferreira instaurou as “13 finais” e levou o Verdão a mais um título nacional. Na reta final foram sete triunfos, três empates e apenas um revés.
Agora em 2023, o Palmeiras ganhou o bicampeonato de forma consecutiva. Mas dos últimos títulos, esse foi o mais improvável. Faltando 11 jogos para o fim do campeonato, o Verdão estava na 5ª colocação e a 14 pontos do líder Botafogo. Mas uma arrancada heroica e a derrocada dos cariocas fizeram com o que o Maior Campeão do Brasil levantasse sua 12ª taça.
Contando com uma reta final brilhante de Endrick, o camisa 9 foi fundamental na virada sobre o Botafogo. Em pleno Nilton Santos, o Verdão perdia por 3 a 0 e virou a partida com dois gols da Cria da Academia. Daí para frente uma sequência de 11 jogos com oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
Com mais um título na galeria, o Palmeiras se isolou ainda mais no ranking de clubes brasileiro com mais taças conquistadas no Brasil. Com o dodeca, o Alviverde chegou a marca de 18 títulos nacionais e abriu quatro de diferença para o Flamengo que tem 14. Os jogadorres estão de férias e a reapresentação do elenco está marcada para o dia 8 de janeiro de 2024.