Os técnicos com mais dias no comando do Palmeiras
Vários treinadores tiveram a chance de comandar a equipe por uma ou mais temporadas, montando times vitoriosos e memoráveis
Ao longo de sua história, o Palmeiras se estabeleceu como um clube que prioriza o trabalho contínuo e de longo prazo para a comissão técnica. Por esse motivo, vários treinadores tiveram a chance de comandar a equipe por uma ou mais temporadas, montando times vitoriosos e memoráveis.
A seguir, relembre quais os técnicos palmeirenses com mais dias no comando do time, considerando somente cada passagem individual pelo clube.
1) Abel Ferreira (2020-)
Contratado em novembro de 2020, o português Abel Ferreira se tornou em junho de 2024 o técnico com mais dias comandando o Palmeiras em campo. Atualmente com mais de 1.400 dias no clube, Abel já conquistou dez títulos nesse período, incluindo a Copa Libertadores de 2020 e 2021, o Campeonato Brasileiro de 2022 e 2023, e a Copa do Brasil de 2020.
O histórico vitorioso do português, somado à solidez do Palmeiras, contribuem para que o time seja cotado entre os favoritos de todas as competições que disputa recentemente, segundo o mercado de esporte bet. Desde que assumiu o alviverde paulista, Abel não ficou um temporada sequer sem levantar um taça.
A sintonia entre o treinador e o clube tem sido tão grande que já existem conversas em andamento para uma nova renovação contratual. De acordo com notícias recentes, a presidente Leila Pereira pretende estender o vínculo de Abel Ferreira com o Palmeiras até o final da temporada de 2027. Ainda segundo as apurações, o clube ofereceu melhorias nas bonificações por títulos para convencer o técnico sobre a renovação.
2) Oswaldo Brandão (1971-75)
Nos anos 70, o ex-jogador do Palmeiras, Oswaldo Brandão, retornou ao clube para a sua quarta passagem no comando técnico do time, a qual se tornou a mais extensa da história do alviverde até então.
Ao longo de 1327 dias, Brandão ganhou incríveis cinco títulos com a equipe, incluindo o Campeonato Brasileiro de 1972, de forma invicta, e o de 1973. Sob o comando do time que viria a ser conhecido posteriormente como Segunda Academia, o treinador conseguiu montar um sistema ofensivo extremamente letal, assim como um zaga segura e consistente.
A equipe de Oswaldo Brandão ainda chegou próxima de conquistar o sonhado tricampeonato brasileiro, mas acabou sendo prejudicada com a convocação de metade do seu time titular para a Copa do Mundo de 1974, na Alemanha.
3) Luiz Felipe Scolari (1997-2000)
Em sua primeira passagem como treinador do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari chegou ao clube em junho de 1997, e permaneceu por 1101 dias no comando técnico, em um período de três temporadas. Nesse intervalo de tempo, Felipão conquistou quatro títulos importantes, incluindo a primeira Copa Libertadores da América do Palmeiras, em 1999.
Scolari chegou ao alviverde após um período curto no exterior, quando treinou o Jubilo Iwata, do Japão. Desde o momento em que foi apresentado como treinador do alviverde, Felipão adiantou que o objetivo seria dosar talento e condicionamento físico para formar uma equipe consistente e letal. Nos meses seguintes, o objetivo do técnico se concretizou, e o Palmeiras se estabeleceu entre as equipes mais vitoriosas da época, acumulando títulos e triunfos inquestionáveis.
Entre as partidas inesquecíveis dessa passagem de Luiz Felipe Scolari no Palmeiras, a vitória sobre o Corinthians nas quartas de final da Libertadores de 1999 costuma ser uma das mais lembradas. Na ocasião, o alviverde eliminou o rival pela primeira vez no torneio, em uma classificatória emocionante, que precisou ser decidida nos pênaltis. Por 4×2, e com defesas espetaculares de Marcos nas cobranças de Vampeta e Dinei, o Palmeiras avançou na competição em que posteriormente ganharia o título.