Análise: Palmeiras de Lucas Andrade mostra desorganização contra São Paulo

Verdão ofereceu espaços ao adversário mesmo com vantagem no placar na primeira etapa; derrota também passa por escolhas erradas do treinador

Apesar da vantagem construída nos primeiros minutos da final da Copa do brasil Sub-20 nesta segunda-feira (2), no Morumbis, o Palmeiras mostrou desorganização coletiva e não se achou em campo na derrota por 3 a 2 na final da competição nacional. Os comandados de Lucas Andrade, novamente personagem negativo de um revés palestrino, deixaram a desejar em partida que o jogo coletivo da equipe basicamente não existiu.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

A análise passa por uma mudança equivocada de Lucas Andrade. O treinador voltou para a segunda etapa sem o meia Coutinho, amarelado, e colocou o zagueiro Gabriel Vareta no intervalo. No primeiro lance da segunda etapa o defensor, improvisado no meio, foi punido com cartão amarelo e viu o São Paulo aproveitar sua zona de marcação. Foram dez minutos do zagueiro em campo, dois gols do adversário e uma nova substituição: a entrada do volante Figueiredo.

Desde o primeiro tempo, mesmo com a vantagem palestrina, o time já dava espaços para contragolpes do São Paulo. Com um meio-campo desconexo e pouca articulação para ligar a defesa com o ataque, o Verdão ficava espaçado, com uma linha de quatro defensores, Patrick e Coutinho sobrecarregados no meio, e uma linha de quatro atacantes. A vitória parcial por 2 a 1 nos 45 minutos iniciais foi lucro.

Os dois gols do São Paulo no segundo tempo, já com Vareta no lugar de Coutinho, mostram bem o espaço dado mesmo com vantagem. Apesar de estar à frente no placar, ambos os gols saem em contra-ataques do São Paulo, ambas com a dobradinha Ferreira e Ryan Franscisco, ex-Palmeiras dispensado da base.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Mayke fala sobre reta final do Palmeiras

A partir do 3 a 2, o Verdão tentou ir para o abafa com cruzamentos na área, mas dava ainda mais espaços para o contra-ataque são-paulino. Lucas viu esperanças ruírem aos 40 da etapa final, com a expulsão de Patrick. O capitão palmeirense já havia sido expulso na final do Brasileirão Sub-20, em setembro, e repetiu a negativa marca na Copa do Brasil.

O Palmeiras encerra 2024 com 62 jogos, com 43 vitórias, dez empates e nove derrotas, foram 181 gols marcados e 57 gols sofridos, em ano de altos e baixos. Pelas escolhas de Lucas Andrade, parece uma temporada que os triunfos vieram, por muitas vezes, mais com a força individual do que a coletiva.

Agora, a equipe volta aos gramados a partir do dia 2 de janeiro de 2025, na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na competição o Verdão está sediado em Barueri, no Grupo 19, ao lado de Oeste, Santa Cruz-AC e Náutico-RR.