Análise: Título do Palmeiras no Brasileirão Sub-20 tem destaque para dobradinha de Luighi e Thalys
Verdão conquistou taça com superioridade durante toda a temporada, mas contou com entrosamento da dupla de ataque para encurtar caminhos
O Palmeiras goleou o Cruzeiro por 3 a 0 no Allianz Parque nesta segunda-feira (30) e ficou com a taça do Campeonato Brasileiro Sub-20. Apesar de não terem balançado às redes, os atacantes Thalys e Luighi deram outra demonstração de entrosamento e de que estão preparados para atuarem no time profissional.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Veja primeiro gol de Coutinho em vitória do Palmeiras no Allianz Parque
O Verdão foi superior do início ao fim na partida. Mas, após um começo tenso e de poucas chances claras, as primeiras oportunidades palestrinas, que pavimentaram o caminho para o gol de Alan que abriu o marcador, saíram dos pés justamente de Luighi e Thalys.
A dupla se entendeu dentro do plano de jogo do treinador Lucas Andrade, que abriu Riquelme e Allan nos lados de campo e deixou o meio do ataque sendo ocupado pelos dois atacantes de maior presença – justamente com a entrosada dupla. Não à toa, Thalys encerrou o Brasileirão Sub-20 como artilheiro do torneio, com 15 gols marcados e Luighi já ganhou até mesmo chances com o elenco profissional do Palmeiras.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Além da importância tática, ambos possuem médias de gols semelhantes pelo Sub-20 nesta temporada. Thalys soma uma bola na rede a cada 102 voltas no ponteiro em 2024 – são 27 gols no ano, entre Paulistão, Copa São Paulo e Brasileirão. Luighi, por sua vez, tem 13 gols em 25 jogos – média de um tento a cada 105 minutos.
A título de comparação, no elenco profissional, Rony e Flaco López precisam de 260 e 149 minutos, respectivamente. Luighi, que já atuou três vezes com Abel Ferreira no elenco profissional soma um gol nos 19 minutos que ganhou com o treinador português.
Ambos renovaram o contrato com o Palmeiras recentemente e são vistos com olhos de promessas pela diretoria. Aos 18 anos, Luighi tem vínculo até dezembro de 2028, firmado em julho. Thalys, aos 19, também renovou em julho e tem contrato até julho de 2028.