Categorias de base

Craque NP: Artilheiro do Palmeiras na Copinha, Estêvão vive dia de garçom diante do Sport

Camisa 10 deu duas assistências e foi o grande nome da classificação do Verdão para a terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Palmeiras em ação na Copa São Paulo de Futebol Júnior (Foto: Fabio Menotti)
Palmeiras em ação na Copa São Paulo de Futebol Júnior (Foto: Fabio Menotti)

O Palmeiras está classificado para a terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A classificação veio com sofrimento em vitória por 3 a 1, de virada, sobre o Sport na tarde deste sábado (13) na Arena Barueri. Apesar de não ter marcados gols, o atacante Estevão, de 16 anos, foi o grande nome do jogo, com duas assistências.

Em sua segunda participação na Copinha, o jovem vem sendo o principal expoente do time de Lucas Andrade dentro das quatro linhas. Em quatro jogos, são quatro gols e duas assistências, com média de participação em gol a cada 47 minutos.

Dono da camisa 10 e titular inquestionável, ganhou chance com Abel Ferreira no fim de 2023 e pode ser integrado ao elenco profissional após o término do torneio. A depender das atuações no principal torneio de categorias de base do Brasil, o prodígio está passando pelo teste no time Sub-20.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Palmeiras vence Sport e se classifica na Copinha; veja gol de Thalys, o primeiro na vitória por 3 a 1

Caçula do Verdão na edição de 2023, com apenas 15 anos, o jogador fez sete jogos e marcou um gol na última Copinha, na campanha que culminou com o título sobre o América-MG. Em 2024, em apenas um jogo, já superou o número de gols da última edição e igualou o da temporada inteira no Sub-20 – foram 18 jogos e duas bolas na rede.

O sucesso nas categorias de base, principalmente o destaque na Copa do Mundo Sub-17, fez com o que o jovem chamasse a atenção de Abel Ferreira. Estêvão estreou como profissional no último jogo do Campeonato Brasileiro de 2023, contra o Cruzeiro, que garantiu o título ao Verdão. Ao pisar no gramado do Mineirão, em Belo Horizonte, ele tornou-se o quarto atleta mais jovem a disputar uma partida pelo clube. Ele é um dos três inscritos na Copinha com experiência profissional, ao lado do lateral-esquerdo Ian e do atacante Kauan Santos.

Desde que chegou ao Palmeiras, em 2021, Estêvão ostenta uma extensa galeria de títulos pelas categorias de base, já tendo conquistado dez títulos de expressão. O prodígio esteve em campo na Copinha (2023), na Copa do Brasil Sub-17 (2022 e 2023), no Campeonato Brasileiro Sub-17 (2022 e 2023) e nos Campeonatos Paulistas Sub-20 (2023), Sub-17 (2022) e Sub-15 (2021 e 2022).

Com Estêvão, o próximo confronto do Palmeiras na Copinha está marcado para o dia 15, segunda-feira, com horário e local a serem definidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF). O adversário será o Aster-SP, que eliminou o Oeste.

Os Crias da Academia são os atuais bicampeões da Copinha, tendo a oportunidade ser o primeiro time a conquistar três vezes consecutivas o torneio. Em 2022, o Alviverde ficou com a taça ao golear o Santos por 4 a 0 na final, no Allianz Parque. No ano passado, a equipe foi campeã ao vencer o América-MG por 2 a 1, no Canindé.

Palmeiras hoje: Gómez renova, e Vitor Reis entra na mira do Manchester City Palmeiras hoje: Rony recusa Fluminense Palmeiras hoje: Goleada na Copinha e reapresentação do elenco profissional com reforços Palmeiras hoje: Verdão sinaliza para empréstimo de Rômulo, mas meia quer permanecer Colunistas opinam: Em que posição Paulinho entra no Palmeiras?