Cria do Palmeiras coloca Weverton como ídolo e sonha em ganhar Libertadores: ‘Me inspiro nele’

Luiz Fernando, de 15 anos, venceu o Campeonato Paulista pelo Verdão e foi convocado como goleiro da Seleção Sub-15 em 2023

A vida do jovem goleiro Luiz Fernando, de 15 anos, vem passando por mudanças. O garoto, titular do Palmeiras Sub-15, foi um dos grandes nomes das categorias de base do clube. Campeão pelo Verdão, foi também destaque da Seleção Brasileira e tem sonhos ousados para o futuro inspirados por Weverton, goleiro palestrino e ídolo do jovem.

Luiz Fernando esteve presente em todas as cinco convocações da Seleção Sub-15 em 2023. No Maior Campeão Nacional, venceu o Campeonato Paulista na atual temporada. Em entrevista ao NOSSO PALESTRA, destacou a importância do troféu estadual, principal competição do time no ano.

 – A conquista do Campeonato Paulista foi muito importante para nós. Trabalhamos o ano todo para conquistar esse título. O Palmeiras é muito forte na categoria Sub-15 e não é por acaso que já somos hexacampeões – disse.

– Minha participação no Campeonato Paulista foi muito boa. Não pude estar presente em alguns jogos, mas a equipe conseguiu se sobressair e conquistar o título – acrescentou.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Estêvão agradece confiança de Abel Ferreira por tempo no profissional do Palmeiras

As ausências em alguns jogos do Paulistão Sub-15 são explicadas pelas cinco convocações para a Seleção Brasileira. O camisa 1 participou de 16 dos 26 jogos do time no estadual. A campanha palestrina foi de 19 vitórias, quatro empates e três derrotas. O ataque marcou 69 gols, enquanto a defesa sofreu 19.

Presente em 100% das convocações da Seleção do treinador Dudu Patetuci, Luiz Fernando venceu o Quadrangular Internacional, disputado no Paraguai. Para o jovem, o torneio foi momento o mais marcante com o selecionador nacional.

– Para ser convocado para a Seleção Brasileira você tem que fazer um bom trabalho no clube, ser diferente, trabalhar bastante, fazer bons jogos… e eu trabalhei e treinei muito. Eu me esforcei bastante para conseguir chegar até lá. Estava fazendo bons campeonatos até que surgiu a oportunidade de representar a Seleção. Aí tive o privilégio de estar nas cinco convocações.

– O meu momento mais emocionante pela Seleção Brasileira foi quando nós conquistamos o Quadrangular Internacional. Nós estávamos vindo de uma sequência não muito boa, mas fomos guerreiros e conseguimos três vitórias importantes diante de Chile, Colômbia e Paraguai – acrescentou ao NP.

Para o futuro, o sonho de Luiz é progredir nas categorias de base do Palmeiras e da Seleção Brasileira. Nascido em 2008, projetou ir à Copa do Mundo de 2030, quando terá 22 anos. Assim, repetiria feito de Emerson Leão, goleiro do Verdão convocado para o Mundial de 1970 também com 22 anos.

– As metas para o futuro passam por conseguir ser convocado mais vezes pela Seleção e, quem sabe, disputar a Copa do Mundo, em 2030. Que eu possa já estar no profissional e atuando em alto rendimento. Tenho como maior sonho é chegar até o profissional, conseguir jogar o Campeonato Brasileiro, a Libertadores… não só jogar como também ser campeão. E na base quero conseguir conquistar tudo que participar – projetou.

No Palmeiras desde 2016, quando tinha apenas oito anos, já possui extensa lista de títulos. Foi campeão Paulista Sub-15 (2022 e 2023), venceu a IberCup Sub-10, a Copa Ouro Sub-11, a Dani Cup Sub-11, a GO Cup Sub-11, a Leme Cup Sub-12, a Liga de Desenvolvimento CBF Sub-13, o Festival TSFC Sub-15 e o Marveld Tournament (2023). A inspiração vem de dentro do próprio clube, com Weverton, goleiro mais vencedor da história palestrina, com dez taças.

– Eu me inspiro no Weverton, do Palmeiras. Também gostou muito do Ederson, do Manchester City. Eles são excelentes goleiros e líderes dentro de campo- revelou.

Em 2024, o jovem atuará no Sub-16, subcategoria do Sub-17. Admitindo as dificuldades de mudar de categoria, a meta colocada é repetir o bom ano de 2023.

–  Essa transição é muito difícil. Nós saímos de um estilo de jogo e vamos para outro. Mas espero que eu consiga me adaptar rapidamente. Irei treinar bastante para conseguir meu espaço e fazer um bom ano novamente – concluiu.

O Palmeiras Sub-16 se reapresenta no dia 7 de janeiro na Academia de Futebol II, em Guarulhos, para a preparação para a temporada 2024. O primeiro compromisso de Luiz no ano deverá ser a FAM Cup, tradicional torneio organizado pelo Palmeiras em parceria com a Faculdade das Américas (FAM).