Figueiredo retorna de lesão e reestreia pelo Palmeiras após um ano afastado
Meio-campista já foi relacionado no time profissional e deve ganhar chances em breve; contusão é a mesma que fez Abel Ferreira se aposentar
Destaques das categorias de base do Palmeiras, o meio-campista Figueiredo, de 18 anos, entrou em campo pela primeira vez após cirurgia no joelho esquerdo. O jogador esteve presente no empate em 1 a 1 diante do Corinthians pelas quartas de final do Paulistão Sub-20, no último sábado, no Parque São Jorge.
O meio-campista estava sem atuar desde outubro de 2023, apesar de estar treinando e sendo relacionado para as partidas desde o final de agosto. O Dérbi pelo Sub-20 foi à quinta oportunidade em que o jovem esteve no banco – foram outras duas vezes pelas categorias de base e duas com o time profissional no Campeonato Brasileiro.
O retorno aconteceu aos 31 minutos do segundo tempo. Vestindo a camisa de número 18, o meia substituiu o zagueiro Robson. Mesmo que em poucas ações com bola, Figueiredo distribuiu bons passes e fez a ligação entre o meio-campo com o ataque.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Estêvão participa de ação de dia das crianças do Palmeiras com Crias da Academia
XODÓ DE ABEL
Mesmo com a atuação nas categorias de base, Figueiredo treina com elenco principal nas últimas semanas e foi relacionado por Abel nas partidas diante de Vasco e Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro. O jogador é uma das apostas da comissão técnica e está sendo avaliado, de forma técnica e física, visando a permanência em definitivo entre os profissionais na próxima temporada.
A ideia inicial da comissão técnica do Palmeiras era que Figueiredo já estivesse integrado ao grupo há mais tempo, porém, por conta de duas cirurgias no joelho, o planejamento foi atrasado. O volante é visto com grande potencial internamente pela cúpula palestrina.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
HISTÓRICO DE LESÕES
O jovem teve constatado o rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e passou por cirurgia no dia 16 de outubro de 2023, após deixar o campo chorando em partida diante do Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro Sub-17. A recuperação terminou somente em agosto de 2024, quando voltou a treinar regularmente com o time Sub-20 e elenco profissional.
Essa foi a segunda lesão grave do jovem, que havia sofrido a mesma contusão no joelho direito em 2022, e, na ocasião, passou nove meses afastado. Após voltar aos gramados em junho de 2023, virou baixa novamente quatro meses mais tarde, em outubro.
Pela reincidência da lesão, mesmo que em joelhos diferentes, o Palmeiras trabalhou com cautela com o retorno do jogador, uma vez que a cirurgia foi a segunda de grande complexidade superada pelo jovem. Apesar do longo tempo afastado dos gramados, o clube e pessoas ligadas ao jogador entendem que o meia respondeu bem aos processos e não afetou o crescimento do jogador dentro do clube.
LESÃO DE FIGUEIREDO FOI A MESMA QUE FEZ ABEL ABANDONAR A CARREIRA
Em abril de 2011, Abel sofreu uma ruptura dos ligamentos cruzados do joelho direito e precisou passar por cirurgia – lesão foi idêntica a sofrida pelo jovem em 2022. A recuperação, no entanto, não teve o mesmo resultado do Cria da Academia.
Por causa do impacto da contusão, o atual treinador palestrino e, na época, lateral-direito do Sporting, de Portugal encerrou carreira e precocemente, aos 34 anos. Após a aposentadoria, assumiu o cargo de treinador do time sub-19 do Sporting e deu início à carreira na beira de campo.
CURRÍCULO CHEIO E MULTA ALTA
Considerado um dos jogadores mais promissores da base alviverde, Figueiredo assinou em 2022 o primeiro contrato profissional com o Verdão, com multa rescisória de € 60 milhões de euros, R$ 319 milhões na cotação atual.
Em outubro de 2023, após a segunda lesão ligamentar, o vínculo foi renovado e passou a ser válido até setembro de 2026 – antes, tinha validade até setembro de 2025.
Na Academia de Futebol desde os 9 anos, o jovem conta com um currículo extenso de troféus e conquistas pelo Verdão. Com a camisa palestrina, venceu o Campeonato Brasileiro Sub-17 (2022 e 2023), o Paulista Sub-20 (2023), o Paulista Sub-17 (2022), a Copa do Brasil Sub-17 (2022 e 2023), o Paulista Sub-11 (2x), Sub-13 e Sub-15, a Bellmare International Cup Sub-11 (Japão), a Copa PUMA Toreros Sub-12 (Japão), a Copa Ouro Sub-13, a Mito HollyHock Cup Sub-13 (Japão), a EFIPAN Sub-14, a Nike Premier Cup Sub-15, a FAM Cup Sub-17 e CEE Cup Sub-19.