Para além da Copinha: Palmeiras inicia ‘maratona’ de competições de base em janeiro

Verdão terá Efipan Sub-14, Copa Vorotatim Sub-15 e FAM Cup com Sub-16 e Sub-17; outras cinco categorias já disputaram torneios neste ano

O Palmeiras Sub-20 foi derrotado pelo Aster Itaquá-SP na última segunda-feira (15), na Arena Barueri, e se despediu precocemente da Copa São Paulo de Futebol Júnior na terceira fase. Mas se engana quem pensa que não há mais jogos de categorias de base do Verdão em janeiro: a partir desta quarta-feira (17), o clube entra em campo com quatro categorias em três competições distintas.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Leila Pereira concede entrevista coletiva na Academia de Futebol

O primeiro a entrar em campo é time Sub-14 do Palmeiras, que participa da 43ª edição do Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano (Efipan), a partir desta quarta-feira (17). A competição é uma das mais tradicionais da categoria e é realizada na cidade de Alegrete-RS. O jogo de abertura está marcado para às 20h, contra o Talleres, da Argentina.

O Verdão já faturou cinco vezes o Efipan, nas edições de 1983, 1984, 2017 (invicto), 2018 (invicto) e 2020 (invicto). Na última conquista, o time palestrino derrotou o Grêmio por 3 a 0 na final, com três gols de Luis Guilherme, hoje no profissional.

O Sub-15 disputa o tradicional Copa Votorantim, na cidade de mesmo nome do interior de São Paulo. O campeonato acontece entre os dias 18 e 28 do primeiro mês do ano. O Verdão está no grupo C, ao lado de Avaí-SC, Canaã-DF e o anfitrião Votoraty-SP e estreia na sexta-feira (19), às 14h30, diante do Avaí.

Na primeira fase, os times se enfrentam entre si dentro do próprio grupo. Avançam para as quartas de final os dois melhores de cada chave. Os jogos das quartas, da semifinal e a final são decididos em jogo único, no chamado mata-mata. A final está prevista para o dia 28 de janeiro.

Em 2022, o Palmeiras perdeu a final para o Santos e ficou com vice-campeonato. Campeão em 2018, o Alviverde busca seu segundo título. Naquela edição, o destaque ficou para o zagueiro Jhow, campeão da Copinha com a camisa palestrina em 2022.

Por fim, as equipes Sub-16 e Sub-17 disputam a FAM Cup, torneio organizado pelo Palmeiras em parceria com a Faculdade das Américas, patrocinadora do clube, a partir da próxima terça-feira (23). O Verdão entra em campo com duas categorias – em 2023 disputou com três equipes (Sub-17 A, Sub-17 B e Sub-16) e faturou o título com o time principal do Sub-17.

O time Sub-17 está no grupo a, com Água Santa, Internacional e Jacuipense-BA e estreia diante do Água Santa na Academia de Futebol II, o Centro de Treinamentos palestrino em Guarulhos, na terça-feira, às 10h40 (de Brasília). O Sub-16, por sua vez, está sediado no CT da base do Corinthians e divide grupo com o Cruzeiro, Red Bull Salzburg, da Áustria, e Corinthians. A estreia acontece também na terça-feira, às 9h, contra o Cruzeiro.

O Palmeiras já venceu três títulos de categorias de base em janeiro. O Verdão foi campeão da Laranjeiras Cup, disputada no Paraná, nas categorias Sub-10, Sub-11 e Sub-13, em finais disputadas no último sábado (13) e domingo (14).

O Sub-10 ficou com a taça ao golear o NB Futebol por 7 a 2 na final – a equipe venceu as sete partidas que disputou, com 47 gols marcados e dois sofridos. O Sub-11 ergueu o troféu após vencer o Atlético Gaúcho por 3 a 0 na decisão e encerrar o torneio com 100% de aproveitamento nos sete jogos disputados, com 30 gols marcados e nenhum sofrido. Por fim, o Sub-13 foi campeão ao bater o Grêmio por 4 a 0 – a equipe também venceu as sete partidas disputadas, somando 44 gols marcados e dois sofridos.

O Palmeiras também participou do torneio na categoria Sub-12, porém o time foi eliminado pelo Grêmio na semifinal. Ao todo, foram seis partidas disputadas, com cinco vitórias e uma derrota, registrando 32 gols marcados e seis sofridos.