Palmeiras faz melhor atuação na Copinha e vence Atlético Goianiense na terceira fase
Verdão mostra intensidade e se garante nas oitavas de final após maratona de jogos
Na manhã deste sábado (15) o Palmeiras Sub-20 venceu o Atlético Goianiense por 3 a 0, no Estádio Distrital do Inamar, em Diadema-SP, em jogo válido pela terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional Copinha, e se classificou para as oitavas de finais. Os gols palestrinos foram marcados por Fabinho, Jhonatan e Vitinho.
O time treinado por Paulo Victor Gomes terminou a primeira fase na liderança do Grupo 28, com sete pontos, empatado com o Água Santa. O Verdão, no entanto, garantiu a ponta pelo melhor saldo de gols. Batendo o Mauá por 4 a 0 na segunda e triunfando hoje, o Palmeiras encara o vencedor de Portuguesa e Internacional.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
O JOGO:
Nesta partida, o Verdão teve o retorno do meio-campista Jhonatan e do atacante Endrick, recuperados da Covid-19. Já o zagueiro Michel e o atacante Daniel seguem se recuperando de lesão com o departamento médico do clube.
Com isso, Paulo Victor Gomes conseguiu escalar um Palmeiras tido como ideal diante do Atlético. Com Endrick no banco por não ter conseguido treinar com o grupo e Jhonatan retomando a titularidade, Gabriel Silva foi o único homem de referência no ataque, atuando na função que viveu seu melhor momento em 2021.
Intensidade. Esse foi o adjetivo que definiu o Palmeiras desde os primeiros minutos de jogo. Pressionando a saída de bola e não deixando a zaga adversária respirar, as chances apareceram logo nas primeiras viradas do ponteiro. O sufoco deu resultado e o volante Fabinho abriu o placar aos cinco minutos. Autor do gol que abriu a vitória sob o Mauá, o camisa 5 aproveitou jogada ensaiada no escanteio curto e cabeceou à rede.
Sem cessar a marcação alta, o time palestrino continuou pressionando o campo de ataque e perdeu boas chances antes dos dez minutos. Vitinho isolou a chance que teve, enquanto Gabriel Silva chegou segundos atrasados para empurrar a bola na meta. Aos 15´, a coroação da boa atuação. Jhonatan roubou a bola, ganhou a dividida, invadiu a área e somente rolou para o artilheiro Gabriel Silva ampliar. 2 a 0.
Com calor e alta temperatura, o Verdão continuou a busca pelo gol, mesclando a intensidade com a cadencia do toque de bola. Aos 30’, a única chegada de perigo do Atlético, com grande defesa do goleiro Mateus após cabeceio em sequência de escanteios do adversário. Em contra-ataque, Gabriel passou na medida para Vitinho, que desperdiçou. O camisa 19 ainda errou mais uma finalização antes do término do primeiro tempo.
Sem substituição, o Palmeiras começou a segunda etapa com tudo. Gabriel Silva invadiu a área, bateu colocado e o goleiro fez boa defesa. Na sequência, Vitinho teve a chance, mas chutou nas mãos do arqueiro. Três minutos mais tarde, foi a chance de Giovani invadir a área na diagonal e errar o chute.
Com o Atlético se soltando para tirar a diferença, a estratégia do Verdão foi adotar a velocidade, conciliando a pressão com momentos de linha baixa. Aos 16’, o melhor momento do Atlético, aproveitando bate-rebate dentro da área. Logo em seguida, a resposta veio com Kevin e Pedro Bicalho, somando mais duas chances perdidas ao Palestra, que poderia ter saído com placar mais elástico desde o primeiro tempo.
Adotando o contra-ataque na metade final da segunda etapa, novamente chances com Gabriel Silva e Pedro Bicalho foram desperdiçadas. Com Endrick em campo a partir dos 28 minutos, no primeiro lance do camisa 9 mais uma chance perdida, com excelente intervenção do goleiro, tirando a bola dos pés do atacante. No entanto, a joia foi derrubada dentro da área. No pênalti Vitinho bateu e marcou o terceiro.
Segurando para poupar a equipe – que vem de três jogos em cinco dias – o Palmeiras somente administrou a vantagem. Com Endrick escapando e sendo o grande trunfo nos minutos finais, o artilheiro quase marcou do meio campo no último lance, vendo o goleiro adiantado. 3 a 0 placar final.
O CAMPEONATO
O Palmeiras chegou à Copinha embalado pela quinta conquista consecutiva do Campeonato Paulista Sub- 20. No último dia 22 de dezembro, o time se sagrou campeão da competição estadual após vencer o Mirassol por 1 a 0, fora de casa, e conquistar um 3 a 0 no placar agregado. Ao todo foram 24 jogos disputados na competição, com 17 vitórias, cinco empates e duas derrotas, além de 68 gols marcados e 18 sofridos.
Desde a chegada do treinador Paulo Victor Gomes ao comando do Sub-20 alviverde, na vitória fora de casa por 2 a 0 contra a Itapirense pelo Campeonato Paulista, o time está invicto, seja no Paulista ou representando o time profissional no Brasileirão. Ao todo, são 19 jogos, com 13 vitórias, seis empates, 46 gols marcados e apenas seis sofridos, além da conquista do certame estadual.
Após bater o Atlético Goianiense, o Palmeiras volta a campo pela Copinha no próxima segunda-feira (17) diante de Portuguesa ou Internacional. Os horários da partida serão divulgados na noite de hoje pela Federação Paulista de Futebol (FPF), no entanto, Diadema seguirá como sede da equipe.
LEIA MAIS
- Palmeiras seguirá pagando 60% do salário de Lucas Lima
- Palmeiras fixa em R$ 19 milhões o valor de compra do volante Matheus Fernandes
- Palmeiras não chega a acerto com Bayer Leverkusen e desiste de Lucas Alario