Opinião: Cebola se ‘despede’ do Palmeiras deixando mais legado para Abel do que Luxemburgo

Interino do Palmeiras fez importantes mudanças e recuperou a confiança do time nas duas semanas em que ficou no comando

O Palmeiras está de técnico novo. Após duas semanas com Andrey Lopes no banco de reservas, a diretoria alviverde acertou contrato com o português Abel Ferreira, de 41 anos, que treinará o Verdão no restante da temporada – com três competições a disputar.

Em 10 meses como treinador do Palmeiras, sendo sete de trabalho em campo, se descontados os três meses de paralisação devido ao coronavírus, Vanderlei Luxemburgo deixou um pequeno legado para Abel Ferreira.

Não à toa, a mudança mais marcante desde que assumiu o clube pela quinta fez na história foi colocar Felipe Melo como zagueiro, algo que Andrey Lopes brevemente desfez.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram
 / Ouça o NPCast!

O uso da base foi ponto positivo de Luxemburgo, embora a política do clube tenha mudado e qualquer técnico que fosse escolhido para comandar o elenco nesta temporada tivesse que usar as crias da Academia no time de cima, o experiente comandante teve firmeza pra isso.

Sem uma identidade e um esquema tático definido, Luxemburgo deixou o Palmeiras sem muitas boas notícias.

Andrey Lopes assumiu o Palmeiras após três derrotas seguidas, e, justamente no único jogo em que manteve as ideias de Luxa, perdeu por 2 a 0 para o Fortaleza.

Nos três jogos seguintes, Cebola fez algumas mudanças significativas na equipe alviverde. E não apenas por deixar de lado a ideia de jogar com um time recheado de meias.

Deslocar e confirmar Gabriel Menino como lateral-direito do time, foi uma dessas novidades. Com Luxemburgo, o camisa 25 atuou mais como volante, e, por diversas vezes, sacrificado na ponta direita, não conseguiu apresentar o futebol que o colocou na Seleção Brasileira.

Raphael Veiga marcou duas vezes em quatro jogos com Cebola (Foto: Cesar Greco/ Ag. Palmeiras)

Wesley, Luiz Adriano e Rony foram outras peças que voltaram a ganhar confiança com o treinador e foram importantes para o clube nas últimas três vitórias da equipe. Mesmo caso de Zé Rafael e Raphael Veiga, que, hoje, são titulares do meio campo palmeirense.

Por último, a mais significativa mudança de Andrey foi tirar Felipe Melo da zaga e escalá-lo novamente como volante. O camisa 30 fez um bom jogo diante do Red Bull Bragantino, deu uma linda assistência para Wesley, e mostrou ao novo técnico que seu lugar não pode ser mais na zaga.

Abel Ferreira vai encontrar um time muito mais ajustado do que aquele que Andrey Lopes pegou após a derrota por 3 a 2 para o Coritiba, no Allianz Parque.

Em pouco mais de 15 dias de trabalho, o auxiliar fixo do Verdão fez um trabalho mais interessante do que Luxemburgo, em 10 meses. Dando, inclusive, esperanças ao torcedor de que o time possa vencer o Galo, de Sampaoli, no Allianz Parque, algo inimaginável com o antigo treinador.

LEIA MAIS:
Jornalista português disseca Abel Ferreira: ‘Treinador com enorme potencial’
Lateral de Abel no PAOK fala sobre o treinador e prevê: ‘Terá sucesso no Palmeiras’
Auxiliar campeão com Abel na base do Sporting avisa: ‘Teimoso à sua maneira, mas uma teimosia positiva’
Titular incontestável do Palmeiras, Gustavo Gómez é convocado para defender o Paraguai nas Eliminatórias