Opinião: O Palmeiras não precisa de reforços, precisa de menos desculpas
Times com elencos mais curtos e menos estrelados, fazem campanhas melhores do que a do Verdão neste Brasileirão 2020
Bastou o Palmeiras perder a primeira partida neste Brasileirão, diante do Botafogo no Engenhão, para o técnico Vanderlei Luxemburgo cobrar a diretoria alviverde por reforços. Foi a primeira vez, desde que chegou ao clube, em dezembro de 2019, que o treinador alviverde tocou neste assunto.
Falando em ‘elenco curto’, o comandante alviverde tratou de jogar a responsabilidade na falta de jogadores cascudos para a longa e apertada sequência que o clube terá neste restante de temporada.
Qual treinador no Brasil consegue tirar do banco de reservas, jogadores como: Gabriel Veron, Ramires, Gustavo Scarpa, Lucas Lima e Zé Rafael? Um quinteto que seria titular em muitas equipes da Série A do Brasileirão.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram!
O Botafogo, que em pouco tempo, já apresenta uma boa ideia de jogo, com o início de trabalho de Bruno Lazaroni, sonharia em ter qualquer um desses cinco.
Será que se Willian fizesse o gol de pênalti e a invencibilidade fosse mantida, ele tocaria nesse assunto? Ou seguiria escondendo o seu inconsistente trabalho na série sem derrotas? A falta de convicção aparece até nas desculpas do treinador.
Quando não perde, o elenco é bom e o trabalho é perseguido de maneira exagerada pela imprensa. Quando perde, precisa de reforços?
O Palmeiras não precisa de reforços, Luxemburgo. O clube que você comanda em campo está prevendo uma queda na receita de R$ 200 milhões para este ano. Como você tem coragem de exigir reforços, pilotando um dos elencos mais completos do Brasil?
Cuca, conhecido treinador do torcedor palmeirense, com um elenco muito mais curto do que o do Verdão, faz um trabalho bem honesto no Santos. E diferentemente de Luxa, já avisou que vai seguir com esse time até o final da temporada, uma vez que o Peixe está proibido de fazer contratações.
Luxemburgo precisa entender que o torcedor não cai mais no seu contorcionismo característico para proteger o seu trabalho. É preciso mais convicção. É preciso escalar a equipe de uma maneira mais coesa, para não ter que achar a primeira etapa horrível, e mesmo assim voltar sem mudanças para o segundo tempo.
Os desfalques que estão servindo as suas respectivas seleções não podem ser desculpa. Até porque o Palmeiras fez partidas bem ruins nesse campeonato com o quarteto selecionável como titular. Aliás, a força defensiva da equipe, tão elogiada por ele, é muito mais pelas individualidades de Gómez e Viña, do que pelo seu sistema.
Essa desculpa não colou, Luxa.
Espero que a direção alviverde não vá ao mercado fazer loucuras, principalmente porque o clube se encontra numa situação complicada financeira, muito pelos erros no mercado nas temporadas passadas.
Luxemburgo foi contratado justamente para comandar essa reestruturação.
Mais trabalho, mais atitude, mais ousadia e menos desculpas, Vanderlei…
LEIA MAIS:
- Scarpa lamenta derrota do Palmeiras: ‘Não fomos suficientes’
- OPINIÃO: O ‘Clube do Pojeto’
- O que o Palmeiras ganha com a mudança no contrato de Borja