Opinião

Opinião: 'Acreditar em 'sistema' é a falência do futebol brasileiro'

Como repudiei declaração de João Martins, também não aprovo falas de John Textor

John Textor é dono da SAF do Botafogo desde 2022 (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
John Textor é dono da SAF do Botafogo desde 2022 (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O Palmeiras venceu o Botafogo em uma das partidas mais eletrizantes na história do Brasileirão. O time de Abel Ferreira perdia por 3 a 0 e virou a partida para 4 a 3 com direito a gol de Murilo no último lance do jogo. Porém, como em todas partidas do campeonato, houve polêmicas em relação à arbitragem.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Botafoguenses reclamaram muito da expulsão de Adryelson na reta final do jogo. Lance completamente interpretativo e, ao meu ver, erroneamente interpretado pelo juiz Bráulio da Silva Machado. Mas como todo lance que envolve interpretação, há os que concordam e os que discordam. Normal do futebol e jogo que segue!

O que não é normal é acreditar em um ‘sistema’ que esteja por trás nos bastidores para prejudicar e/ou favorecer determinado time. Quando João Martins, assistente de Abel Ferreira, concedeu aquela entrevista após o polêmico empate em 2 a 2 com o Athletico-PR, em Curitiba, fui veementemente contrário às declarações do português. O assistente disse “que é ruim para o sistema o Palmeiras ganhar dois anos seguidos”. 

Agora após a derrota do Botafogo, dirigentes de alta patente e membros da comissão técnica do clube carioca voltaram a citar que um possível ‘sistema’ para evitar o título brasileiro do Botafogo, algo que não acontece a 28 anos. Dessa vez foi ainda pior, porque John Textor, dono da SAF botafoguense, ainda acusou o presidente da CBF de corrupção e pediu a renúncia de Ednaldo Rodrigues.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
João Martins tem falas polêmicas após empate do Palmeiras com Athletico, pelo Brasileirão

Como repudiei a declaração de João Martins, também não aprovo as falas do mandatário do clube carioca. Vejo esse movimento de acusa do ‘sistema’ até pelos torcedores. Mas eu escolho não acreditar nisso.

Vocês imaginam que tenham um esquema por trás de tudo para beneficiar time A ou time B? Arbitragem no Brasil passa pelo seu pior momento da história (mesmo com o auxílio do VAR, inacreditável) e, com isso, vemos erros crassos em todos os jogos independente dos times em campo. Todas as equipes já foram prejudicadas ou ‘ajudadas’ com decisões da arbitragem.

Agora passar pela cabeça de torcedores, dirigentes e técnicos que exista um complô e uma má intenção nas decisões da arbitragem, é a falência do futebol. “Ah, mas você está passando pano para esses juízes?” Não é isso, jamais. Como supracitado, vivemos o pior momento dos árbitros brasileiros. O que quero dizer é, que se começarmos a confabular um possível esquema de ajuda, pra mim o futebol acaba.

Futebol é o ópio do povo. Não se devem mexer na ordem natural das coisas, respeitem o futebol. Se o juiz quiser ser mal intencionado, ele não precisa de um ‘sistema’ por detrás para tomar suas decisões equivocadas. Os juízes erram em questões técnicas, não morais.

É muito triste ver o futebol brasileiro cada vez mais profissional e estruturado, mas com uma arbitragem tão amadora. Por isso que eu, fã de futebol há 28 anos na minha vida, escolho não acreditar em ‘sistema’ até que me provem o contrário. Caso me provem: descanse em paz, futebol!

Palmeiras hoje: Paulinho anunciado e despedida de Gabriel Menino Palmeiras hoje: Andreas mais difícil, Paulinho contratado e tabela do Paulistão Palmeiras hoje: Andreas avisa torcida do Fulham: ‘Nos vemos em 2025’ Palmeiras hoje: Fisioterapeuta deixa Corinthians e encaminha chegada ao Verdão Palmeiras hoje: Zé Rafael e Rony vivem situações diferentes sobre futuro