Opinião: ‘Chance perfeita para Palmeiras voltar a ter o artilheiro do Brasileirão’

Desde Cesar Maluco, o Verdão não emplaca o goleador da competição; Estêvão e Flaco López estão com a faca e o queijo na mão

O Palmeiras tem mais dez jogos para fechar a temporada e o objetivo é mais do que claro: o 13º título brasileiro, sendo o inédito tri consecutivo. Em meio à missão principal, surge uma ‘side quest’ interessante.

Faz 57 anos que o Verdão não consagra o artilheiro do Brasileirão. Aconteceu uma única vez, com Cesar Maluco, no longínquo ano de 1967, quando o clube conquistou seu terceiro título nacional com o Robertão. Na ocasião, o histórico centroavante anotou 15 gols em dez jogos e dividiu a artilharia com Ademar Pantera, que havia acabado de deixar o Alviverde rumo ao Flamengo.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Flaco López marcou o gol da vitória do Palmeiras sobre o Vasco em Brasília

Desde então, o maior campeão nacional não voltou a repetir o feito de ter o goleador máximo da competição. O Santos, por exemplo, teve o artilheiro em 13 edições. Clubes como Goiás, Náutico e Guarani conseguiram a façanha em mais de uma oportunidade.

O Palmeiras chegou perto algumas vezes: Leivinha, em 1973, com 20 gols – um a menos que Ramon, do Santa Cruz; Toninho, em 1978, Careca Bianchesi, em 1990, Alex Mineiro, atrás do trio Keirrison, Washington e Kléber Pereira em 2008; e Henrique Dourado, com dois gols atrás de Fred em 2014.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

É a hora mais oportuna para quebrar este tabu longo e, de certa forma, chocante. Estêvão e Flaco López dividem a vice-artilharia do atual Brasileirão com Vegetti e Hulk, todos com nove gols marcados. O artilheiro Pedro, com 11 bolas na rede, não entrará mais em campo em 2024. Tanto o atacante do Vasco como o do Atlético-MG ainda estão focados em outras competições.

Difícil imaginar um cenário mais favorável, ainda mais com Estêvão retornando da lesão que o tirou das últimas partidas. Tanto ele como Flaco vestiriam bem a coroa de artilheiro. Um marcaria sua história no Palmeiras conseguindo um feito impressionante antes dos 18 anos, enquanto o outro fecharia com chave de ouro uma temporada digna de um grande goleador.