Opinião: ‘O funcionário mais importante do Palmeiras’

Nunca o clube teve alguém tão bom no que faz por tanto tempo em um cargo que seria discreto em qualquer outro lugar

O torcedor mais engajado sabe na ponta da língua o nome e o tamanho de João Paulo Sampaio dentro do Palmeiras. Sendo o melhor em sua função no Brasil com ampla vantagem para a concorrência, deve ser o único coordenador de categorias de base conhecido e renomado no país. E não é para menos.

Sampaio chegou ao Verdão em 2015, vindo do Vitória, para reformular a base ao lado do diretor Alexandre Mattos ainda na gestão de Paulo Nobre. Desde então, o Palmeiras se tornou referência na revelação de atletas e empilhou troféus em todas as categorias. De acordo com o site oficial do clube, mais de 75% dos quase 200 títulos conquistados pelo Alviverde em torneios de base ao longo da história aconteceram nos últimos dez anos.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Naves comenta renovação de contrato com o Palmeiras

A base que antes era conhecida por formar apenas goleiros e vez ou outra algum jogador que pudesse ser aproveitado, como Vagner Love e Galeano, desde 2020 abastece o time profissional com talentos de forma ininterrupta. No período, houve mudanças de treinadores, de presidentes, chegadas e saídas de muitos atletas, mas o sucesso nas categorias inferiores seguiu sempre sólido.

Em entrevista a Piauí, em abril de 2024, Sampaio calculou que desde sua chegada ao Palmeiras, foram investidos R$ 260 milhões de reais nas categorias de base, resultando em um lucro de R$ 1,4 bilhão – mais de 400% de retorno. A venda de Endrick ao Real Madrid é responsável por grande parte do montante, mas as recém-encaminhadas negociações por Estêvão e Luis Guilherme com Chelsea e West Ham, respectivamente, ainda não estão contabilizadas.

Evidente que a reformulação e a manutenção do sucesso é obra dos quase cem funcionários envolvidos nas categorias de base do Palmeiras. Mas a representação e o comando estão personificados na figura de João Paulo Sampaio, que marca a trajetória individual de cada grande joia palmeirense revelada nos últimos anos.

Naturalmente, o sucesso fez o coordenador atrair os olhos de diversos clubes brasileiros. O Corinthians chegou a fazer proposta para que ele assumisse um cargo no departamento profissional, mas foi prontamente rejeitado. Sondagens da CBF também não evoluíram. Sampaio está onde quer estar e onde é valorizado. Discreto, fala e aparece pouco, na inversa proporção do quanto trabalha.

Se os craques estão se profissionalizando e sendo vendidos cada vez mais cedo, o Palmeiras também consegue antecipar a captação. Na última semana, Sampaio encaminhou a chegada de promessas do Flamengo e do Corinthians para a equipe Sub-11. Kevyn Wallace e Lucas Flora são crianças, mas já contam com estrutura e grande expectativa em torno de suas futuras carreiras.

Nunca o Palmeiras teve alguém tão bom no que faz por tanto tempo em um cargo que seria discreto em qualquer outro lugar. Que siga assim enquanto for possível. O clube só tem a ganhar.