Opinião: ‘Lesão é prova de fogo para Palmeiras mostrar que não depende de Estêvão’

Entre o protagonismo e a dependência há um abismo perigoso. O ponto é provar que a equipe pode funcionar e render em alto nível sem seu principal jogador

Em meio à luta pelo tri consecutivo do Brasileirão, o Palmeiras tem mais 12 jogos a disputar e terá que lidar com um desfalque de peso: Estêvão lesionou a coxa na goleada por 5 a 0 sobre o Criciúma. Conforme apuração do NOSSO PALESTRA, o atacante ficará afastado de três a quatro semanas.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Estêvão retorna ao Palmeiras depois de convocação à Seleção Brasileira

É indiscutível que a ausência será sentida. Estêvão é o principal jogador do Palmeiras na temporada e, possivelmente, o craque do Brasileirão até aqui. Isso tudo com apenas 17 anos. São nove gols em 22 partidas disputadas no campeonato nacional (vice-artilheiro, atrás de Pedro, que tem 11 bolas na rede) e sete assistências (líder isolado do torneio).

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Entre o protagonismo e a dependência há um abismo perigoso. O ponto é provar que a equipe pode funcionar e render em alto nível sem seu principal jogador. Na reta final de 2023, era evidente que o time dependia de Endrick, por exemplo. Sem o camisa 9, o sistema ofensivo era inoperante. O mesmo aconteceu com Dudu sobretudo entre 2017 e 2019. Em 2024, a situação pode ser diferente.

Os reforços (Felipe Anderson e Mauricio) são capazes de assumir parte do protagonismo. A opção a ser feita por Abel Ferreira para substituir o camisa 42 também pode ser primordial. Como não há forma de substituir Estêvão em características, o escolhido entre Rony, Lázaro, Dudu ou mesmo Veiga, alterará o funcionamento de outras peças da engrenagem.

Chegou a hora da prova de fogo para jogadores e comissão técnica mostrarem que o atual bicampeão brasileiro não depende do talento da joia de 17 anos para buscar o inédito tri.