Opinião: ‘Lesão de Piquerez pode ser grande chance para Vanderlan no Palmeiras’

Existe um momento onde é necessário dar o salto para fazer a transição definitiva entre revelação das categorias de base e titular de uma grande equipe. Às vezes mais cedo nas carreiras de uns, outras mais tarde nas de outros. Para Vanderlan, pode ser que tenha chegado agora.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Murilo projeta confronto entre Palmeiras e Cruzeiro pelo Brasileirão

A lesão de Piquerez foi uma surpresa para todos os palmeirenses. Embora não estivesse em sua melhor fase, a titularidade do uruguaio era indiscutível – talvez uma das mais indiscutíveis em toda a equipe. O lateral atuou os 90 minutos da derrota contra o Botafogo na última quarta-feira, mas sentiu dores no joelho. Exames revelaram a necessidade de cirurgia no menisco que pode tirá-lo do restante da temporada.

Posto que é improvável a contratação de um novo lateral-esquerdo, as opções de Abel Ferreira para o setor são Vanderlan e Caio Paulista. O segundo chegou em 2024 por grandes valores e com o rótulo de polivalente, mas vem sendo pouco utilizado. Quando recebe suas poucas chances, normalmente é longe da lateral e também não apresenta bom desempenho. Sendo assim, a Cria da Academia deve ganhar a sequência que ainda não teve como profissional.

Vanderlan foi promovido das categorias de base após o título da Copinha de 2022. Aos 21 anos, ele soma 68 jogos e um gol pelo Alviverde. O lateral também tem a polivalência como característica e se destaca pela velocidade. Sua maior sequência como titular pelo Palmeiras até aqui aconteceu entre as finais do Paulistão e o início tanto do Brasileirão como da Libertadores em 2023, quando o jovem foi escalado em cinco partidas consecutivas por conta de uma lesão leve de Piquerez.

É certo que a questão da lateral-esquerda será foco no Verdão para o bem ou para o mal nas próximas partidas. Se Vanderlan está à altura do desafio, é a hora perfeita para mostrar isso.