Opinião: ‘Linha tênue entre soberba e confiança’
Esse sentimento não pertence ao Palmeiras, não pertence e nunca pertencerá aos palmeirenses
Na noite de quarta-feira (23), o Palmeiras venceu e atropelou o modesto Deportivo Pereira, da Colômbia. A vitória por 4 a 0 fora de casa fez a com que a confiança dos palmeirenses só aumentasse na busca pelo tetracampeonato da Libertadores da América. Mas é preciso ter pés no chão para que essa confiança não esbarre em uma possível soberba.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Confira os melhores momentos da vitória do Palmeiras contra o Deportivo Pereira
Segundo o dicionário, confiança significa uma crença de que algo não falhará, de que é bem-feito ou forte o suficiente para cumprir sua função. Esta definição condiz muito com o sentimento do torcedor alviverde – os palmeirenses entregam seus corações na mão de um português que se mostra a cada dia mais competente e vencedor.
É preciso, porém, entender e mergulhar na mentalidade vencedora de Abel Ferreira. O futebol é cíclico e estamos fadados a vencer, perder ou empatar. Como o próprio comandante mesmo disse diversas vezes: “Não vamos ganhar sempre, mas vamos lutar sempre para ganhar”.
Óbvio que o torcedor está empolgado e confiante para a conquista do sonhado tetra da América, mas não podemos confundir tal confiança com soberba. Esse sentimento não pertence ao Palmeiras, não pertence e nunca pertencerá aos palmeirenses. É preciso fazer com que o favoritismo e as boas atuações não coloquem jogadores e torcida no famigerado “salto alto”.
A diferença entre confiança e soberba está na atitude e no comportamento das pessoas. Enquanto a confiança é geralmente acompanhada por humildade, a soberba se manifesta através da falta dela. Uma pessoa confiante pode reconhecer quando precisa aprender algo novo, aceita críticas construtivas e está disposta a colaborar com os outros. Por outro lado, uma pessoa soberba tende a menosprezar as contribuições dos outros e acreditar que está sempre certa.
Portanto, a linha tênue entre confiança e soberba está na maneira como uma pessoa equilibra sua autoestima com uma visão realista dos fatos. É importante cultivar e manter a confiança no Palmeiras de Abel Ferreira, mas se deve ter atenção para não cair na armadilha da tentadora soberba.
Pés no chão, cabeça fria, coração quente e fazer o mesmo, mas melhor! Frases do comandante português que estão gravadas na mente dos atletas e que precisam estar na cabeça de todos os palmeirenses. Com a confiança e humildade nas alturas, vamos juntos rumo ao tetra!