Opinião: ‘Palmeiras deve testar não apenas peças, mas variações táticas no Brasileirão’

Isso não significa cometer loucuras e abandonar o campeonato. Diz respeito a fazer um melhor aproveitamento do calendário

O Palmeiras que venceu o Cuiabá por 2 a 0 no último sábado (19) fora de casa comportou-se diferente do padrão em boa parte do jogo. Isso deveu-se, sobretudo, pela presença de Flaco López como centroavante da equipe.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Com time misto, Rony foi poupado e deu lugar ao argentino, que havia marcado gol da vitória palmeirense sobre o Cruzeiro no jogo anterior. A mudança na escalação provocou um ajuste tático no Verdão até a saída de López no decorrer da segunda etapa.

O time de Abel Ferreira terminou o primeiro tempo com três grandes chances criadas, sendo uma o gol de Raphael Veiga. Embora tenha desperdiçado uma delas, o atacante argentino esteve envolvido nestas outras duas e permitiu um maior jogo de aproximação na entrada da área.

Se Rony tem por vantagem a velocidade no ataque ao espaço, Flaco tem maior qualidade no passe e ocupa melhor a intermediária ofensiva. Com isso, ele libera a chegada dos demais jogadores de meio e ataque dentro da área, como foi o caso de duas finalizações do Palmeiras diante do Cuiabá.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Richard Ríos marca golaço para Palmeiras contra Cuiabá

Além do argentino, o colombiano Richard Ríos também foi destaque da partida, não apenas pelo golaço marcado na segunda etapa. O camisa 27 jogou mais próximo de Raphael Veiga que Gabriel Menino e Zé Rafael costumam fazer na posição.

Esse comportamento permitiu maior interação entre os jogadores do meio, o que concentrou a marcação adversária na região e, consequentemente, gerou mais espaço nas alas. Com isso, o Verdão teve um aproveitamento de quase 50% de acerto nos cruzamentos, acima da média do time.

Mais do que mérito na escolha da estratégia de jogo, o duelo na Arena Pantanal demonstra como o Palmeiras pode utilizar-se do Brasileirão para testar variações táticas. Além de dar minutagem a reservas, a comissão técnica pode explorar suas valências para diferentes contextos de jogo.

Isso não significa cometer loucuras e abandonar o campeonato, embora a distância para o Botafogo seja considerável. Diz respeito a fazer um melhor aproveitamento do calendário enquanto o time tem desafios pela Libertadores.