Dono da melhor campanha do Campeonato Brasileiro Sub-20, o Palmeiras derrotou o Athletico-PR na semifinal do campeonato nacional e garantiu vaga na grande decisão do torneio. A equipe, disparada a melhor e mais bem preparada da competição segue atropelando os adversários, mas ainda abre espaço para um debate: e se esse time tivesse os reforços de Crias da Academia que já brilharam nos profissionais?
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Confira gol de Allan na vitória do Palmeiras Sub-20 contra o Cruzeiro pelo Brasileirão
Endrick, Luís Guilherme, Giovani, Estêvão e Vitor Reis são nomes que poderiam estar atuando com Lucas Andrade. O lateral-direito Giay, embora não seja Cria da Academia, é outro que ainda tem idade para jogar no Sub-20. Se sem esses nomes o time já sobra, imagina se tivesse ainda esses reforços.
No elenco Sub-20 atual, somente o atacante Luighi já atuou – e inclusive balançou a rede – no time profissional. O zagueiro Benedetti e o volante Patrick já ficaram no banco de suplentes, mas não chegaram a atuar. Os demais jogadores ainda não possuem trajetória profissional no Verdão.
Desde o início da competição, o time palestrino já disputou 21 partidas, com 15 vitórias, dois empates e quatro derrotas, somando 54 gols marcados e 24 sofridos. Autor do primeiro gol da vitória por 3 a 1 desta quarta-feira (11), que garantiu a vaga na final, Thalys é o artilheiro da equipe no torneio, com 15 tentos.
O Palmeiras tem dois títulos de Brasileiro Sub-20. O primeiro veio em 2018, superando o Vitória na final. O bicampeonato foi conquistado em 2022, com a vitória sobre o Corinthians na grande decisão. O gol que garantiu a taça foi marcado por Endrick.
Paralelamente ao Brasileiro, o time Sub-20 do Verdão disputa o Campeonato Paulista da categoria. Virtualmente classificado às quartas de final do estadual depois de vencer o Botafogo-SP por 3 a 2, a equipe palestrina terá pela frente XV de Jaú, neste sábado (14), às 15h (Brasília), na Academia de Futebol 2, em Guarulhos.