Opinião

Opinião: 'Palmeiras Sub-17 é menos estrelado que últimas temporadas, mas se coloca com grande favoritismo na final do Brasileirão'

Verdão não tem nome de impacto como Endrick ou Estêvão, mas chega invicto em busca de tricampeonato com time de força coletiva

Erick Belé em ação pelo Palmeiras Sub-17 (Foto: Fabio Menotti)
Erick Belé em ação pelo Palmeiras Sub-17 (Foto: Fabio Menotti)

 O Palmeiras Sub-17 derrotou o Botafogo por 2 a 1, na última terça-feira (24), no Canindé, na partida de volta da semifinal Campeonato Brasileiro da categoria e garantiu vaga na grande decisão do torneio nacional. Ainda invicto no torneio, o time de Gustavo Almeida encara o Fluminense na grande final em partida única.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Daniel converte pênalti que coloca Palmeiras na semifinal do Paulistão Sub-20

Apesar de um time sem estrelas como Endrick e Estêvão, figuras centrais nas conquistas do Brasileirão de 2022 e 2023, o Verdão busca o tricampeonato consecutivo em campanha sólida e superior em comparação aos últimos anos. A força deste ano se concentra no coletivo, com mais de uma dezena de atletas com muito potencial que, juntos, fazem o time fluir para além de individualidades.

Gustavo conseguiu solidez tática e capacidade de manter um padrão de jogo eficiente, independentemente de quem está em campo. Melhor defesa da competição, com somente oito gols sofridos, a linha defensiva tem se mostrado sólida, compacta e que oferece poucas brechas aos adversários. O meio de campo é dinâmico, garantindo o controle das partidas e a transição rápida entre defesa e ataque. Esse equilíbrio tem sido a chave para o time manter a invencibilidade na competição.

No ataque, o coletivo se mantém. Diferentemente de temporadas anteriores, quando havia um ou dois jogadores que concentravam as atenções, o atual time apresenta jogadores menos técnicos que Endrick e Estêvão, mas um bom conjunto de trio de ataque. Melhor ataque do Brasileirão, com 32 bolas na rede, encontrou equilíbrio com Murilo Dourado, artilheiro do time com 12 gols, Antônio Marcos e Wesley.

Agora, com o Fluminense pela frente, o Palmeiras terá mais um grande desafio, mas chega à decisão com a confiança de quem soube se reinventar e encontrar novas soluções dentro de campo. É favorito!

O Palmeiras conquistou as duas últimas edições do Brasileiro Sub-17. Em 2022, o time ficou com a taça após superar o Grêmio por 2 a 1, em Porto Alegre. No ano passado, as Crias da Academia foram campeãs ao vencerem o São Paulo por 3 a 0, com três gols do atacante Estêvão.

Colunistas opinam: Qual nota a temporada do Palmeiras merece? Palmeiras hoje: Evolução por Facundo Torres e interesse em Hércules Atuações Parque Mirante: Palmeiras x Fluminense – confira notas dos jogadores Colunistas opinam: Dudu deve permanecer no Palmeiras? Palmeiras hoje: Verdão vence Cruzeiro e se mantém com chances no Brasileiro