Opinião: ‘Palmeiras tem lista de possíveis novos Endrick’s nas categorias de base’
Mina de Crias da Academia se mostra fonte renovável e pavimenta futuro do Verdão dentro e fora das quatro linhas
A despedida de Endrick na última semana antes do embarque do jovem para se concentrar com a Seleção Brasileira na Copa América, a venda de Luis Guilherme ao West Ham por cifras milionárias e o show de Estevão na vitória do Palmeiras sobre o Vasco no Campeonato Brasileiro fomentam o velho debate: O quão infinita é a mina de ouro das categorias de base do Palmeiras?
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Luan é homenageado e se despede do Palmeiras para jogar no México
Sem Endrick e Luis, o protagonismo agora é todo de Estêvão, que brilhou com duas assistências na vitória por 2 a 0 sobre o Vasco no Allianz Parque. Mas se engana quem pensa que acabou a boa safra de jovens habilidosos e abusados oriundos da base palestrina. Na Academia de Futebol II, CT da base do Palmeiras em Guarulhos, há outros nomes de destaque e que podem render frutos ao clube.
A coluna abre espaço para opinar sobre nomes que podem dar alegrias aos torcedores do Palmeiras no futuro. Não necessariamente goleadores ou armadores, mas aqueles que podem preencher espaços em um futuro próximo (ou, quem sabe, mais distante).
Erick Belé:
Um dos nomes que gera maior expectativa dentro do Palmeiras. Aos 17 anos, já ganhou chances no Sub-20 e altera entre a categoria mais velha e o Sub-17. Atuou em quatro partidas do Paulistão Sub-17 nesta temporada e esteve presente nas viagens internacionais do Verdão para disputa dos torneios Sub-17 e Sub-19. Nesta última quinta-feira (13) marcou um belo gol de falta na final da Equador Cup, na vitória por 2 a 0 sobre a LDU, do Equador, que deu a taça aos palmeirenses.
Belé foi um dos destaques do time Sub-17 em 2023, com 20 gols em 38 jogos. Antes, já havia sido o craque do Sub-15 em 2022, com 22 gols e 20 assistências em 26 partidas. Em janeiro de 2024, foi inscrito na disputa da Copinha e ganhou as primeiras chances pelo time Sub-20.
No Palmeiras desde 2018, o jogador já conquistou os Campeonatos Paulistas Sub-20, Sub-17 e Sub-15, além do Campeonato Brasileiro Sub-17 e da Copa do Brasil Sub-17. Tem contrato com o Verdão até abril de 2027.
Luighi
Parceiro de Endrick e Luis Guilherme desde o Sub-11, o jovem vem se destacando ano após ano pelo faro goleador e, apesar de não ter conseguido a explosão precoce dos companheiros, se consolidou como peça-chave na base.
Na categoria Sub-17, entre 2022 e 2023, marcou 36 gols em 62 jogos oficiais disputados. Aos 18 anos, passou a ter chances no Sub-20 e tem bons números em 2024: são 11 gols em 18 jogos, com a vice-artilheira do time na temporada.
Thalys
Se Luighi é o vice-artilheiro, quem detém a liderança da lista é o também atacante Thalys. Aos 19 anos, e, portanto, o mais velho da lista, ele é quem mais tem chance de aparecer no time de Abel Ferreira ainda em 2024. Nesta temporada são 15 gols em 16 jogos e a consolidação como principal peça do elenco do treinador Lucas Andrade.
Thalys chegou ao Palmeiras em 2021, após se destacar no futebol alagoano. No ano seguinte, fez grande temporada pelo Sub-17, conquistando a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Paulista da categoria, com 15 gols marcados em 31 partidas. Em 2023, foi integrado ao Sub-20, tendo participado da campanha vitoriosa da Copinha. Foram 14 gols em 38 jogos realizados. Antes meio-campista, o agora camisa 9 passou a atuar como centroavante em 2023 e, desde então, se firmou na posição.
O contrato do atleta com o Verdão é válido até outubro de 2026, sendo renovado em setembro de 2023. Anteriormente o vínculo era até o término de 2025.
Wesley Lima
Rápido, ágil e driblador. A definição de Wesley pode parecer cópia de Endrick, Luis Guilherme e Estêvão, mas é mais um canhoto de qualidade que surge na base. Destaque do Sub-15 no título do Campeonato Paulista de 2023, foi inscrito na Copinha em 2024 com apenas 15 anos.
Agora com 16 anos, o jovem atacante é o característico atleta de lado de campo. Ponta de ‘pé trocado’, atua aberto pela direita, e tem facilidade em cortar para ao meio ao invés de levar a bola à linha de fundo. Sua inscrição na Copinha fez com que o Palmeiras tivesse um atleta abaixo dos 16 anos disputando o torneio pelo terceiro ano seguido.