Opinião: ‘Paulistão inchado nas categorias de base fortalece Palmeiras’

Estadual Sub-15 e Sub-17 vão ter 84 equipes; Verdão estreia no dia 6 de abril, contra o Ibrachina, na Ibrachina Arena, em São Paulo

O Palmeiras conheceu nesta quarta-feira (20) seus adversários na primeira fase do Campeonato Paulista Sub-15 e Sub-17, competições organizadas pela FPF e que são disputadas paralelamente, com a participação dos mesmos clubes em ambas as categorias. Com 84 equipes, o número recorde de times possibilita um torneio ainda mais disputado e com possibilidade de maior captação para o próprio Verdão.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Confira gol de Flaco López na goleada do Palmeiras sobre a Ponte Preta nas quartas de final do Campeonato Paulista

O número recorde de clubes se explica pelo porquê 20 dos 84 participantes têm apenas filiação na FPF para competições de base, modalidade cada vez mais explorada por clubes paulistas. Entre os 84 times, cerca de 25% são considerados-clubes empresas voltadas para a formação de atletas – ou seja, buscam revelar jogadores para outros times.

Esses times emergem como pilares estratégicos para o fortalecimento das categorias de base Brasil, desempenhando um papel crucial ao proporcionar uma fonte consistente de talentos de alta qualidade. Estas parcerias estratégicas têm permitido ao Palmeiras recrutar atletas promissores e já fisicamente preparados, enriquecendo a qualidade da Academia de Futebol.

Essa colaboração não apenas eleva a qualidade dos jogadores, mas também garante que eles cheguem mais prontos ao Verdão. Os clubes-empresa geralmente oferecem infraestruturas de treinamento de primeira linha, superando em muito as condições encontradas em times menores do interior. Essa diferença na qualidade de estrutura é refletida na formação de jogadores mais bem-aprimorados e prontos para os desafios do futebol profissional.

brachina, de São Paulo, um clube-empresa em ascensão e destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior, também já contribuiu para o sucesso do Palmeiras. A contratação de Riquelme em 2021, quando ainda pertencia ao Sub-15, é um exemplo concreto de como essas parcerias proporcionam ao Verdão acesso a promissores talentos já lapidados. O fato de Riquelme ter evoluído para integrar a Seleção Brasileira Sub-17 e participar da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024 atesta a eficácia desse modelo de colaboração. Mais recentemente Logan, de 15 anos, também fez o trajeto

Esse modelo de clube-empresa nas categorias de base beneficiam não apenas o Palmeiras ao fornecer um constante abastecimento de talentos, mas também toda a rede de formação do futebol brasileiro. Ao dar oportunidade aos times de empresários em torneios de base, todos os clubes se beneficiam.