Opinião: ‘Time menos eficaz do Brasileirão, Palmeiras precisa contratar centroavante para próxima temporada’

A derrota do Palmeiras contra o Botafogo na última quarta-feira (17) não é motivo de desespero. A equipe até não jogou mal e finalizou 18 vezes na meta adversária, criando duas chances claras de gol. Porém, o resultado passa diretamente pelos pés dos atacantes, que desperdiçaram oportunidades e escancararam o problema da baixa efetividade do time.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Palmeiras e Puma anunciam renovação de contrato

É nítido que o Palmeiras precisa contratar um centroavante de peso. Flaco López novamente mostrou que apesar dos 15 gols na temporada, ainda peca muito na finalização e, principalmente, na hora de decidir. Dos pés do argentino, o Verdão perdeu as duas chances consideradas claras no Estádio Nilton Santos. Em ambas as oportunidades, o camisa 42 parou no goleiro Jonh.

Já Rony, por sua vez, parece ser um problema de difícil solução para Abel Ferreira. A versão de 2024 do camisa 10 contribui muito pouco nos momentos ofensivos da partida e ‘some’ entre os marcadores. O atacante vem demonstrando deficiência técnica em concluir ao gol e mais fica retido na marcação do que ataca.

Não à toa, Rony e López lideram a lista de quem mais perdeu chances claras pelo Verdão nesta edição do Brasileirão, com cinco oportunidades desperdiçadas para cada um dos atacantes, segundo o aplicativo SofaScore. É o elo fraco de um time de elite do goleiro aos pontas, mas que precisa de mais brilho de seus centroavantes.

Se a derrota contra o Botafogo não assusta, os números ofensivos do Verdão no campeonato sim causam desespero. A equipe de Abel Ferreira é a segunda que mais perdeu oportunidades claras de gol na competição, atrás apenas do Fortaleza. Das 43 chances criadas, melhor marca do torneio, 28 foram perdidas, 65% do total. Ou seja, apenas 15 foram convertidas em gol.

Já segundo estatística publicada pelo DataFut, no Twitter, o Alviverde é a equipe com pior eficiência ofensiva no Brasileirão, marcando -6.7 gols – ou seja, tendo 6.7 gols a menos do que deveria – de acordo com a qualidade das chances criadas. 

Ainda assim, apesar dos números aquém do esperado, o Palmeiras é o quinto melhor ataque da competição nacional, com 25 bolas na rede em 17 partidas disputadas. Botafogo e Flamengo, ambos com 28, lideram a lista, que ainda tem Bahia (27) e São Paulo (26) à frente do Verdão.