Opinião: ‘Palmeiras é o grande favorito para conquistar tricampeonato da Copinha’

Mescla entre veteranos do Sub-20 com jovens da geração 2006, tida como melhor da história do clube, é o grande acerto de Lucas Andrade para 2024

Há sempre o costume de chamar a Copa São Paulo de Futebol Júnior de ‘torneio mais democrático do Brasil’. De fato, ela é. Há também a mística da imprevisibilidade da Copinha. Muito por conta de sua emoção e de sua característica de campeonato à tiro curto. Mas, não sairei do óbvio. Faltando quatro dias para o início do torneio, os dois principais postulantes ao título são justamente os dois grandes favoritos do futebol profissional: Palmeiras e Flamengo.

Times endinheirados, com grandes elencos profissionais e de base, bons treinadores, e com um acréscimo: a profissionalização das categorias de base. Ainda assim, o Verdão está um degrau acima do time carioca e pode sonhar com a possível terceira taça consecutiva, o que seria histórico.

Não havia emitido a opinião durante toda a cobertura pré-Copa São Paulo realizada pelo Nosso Palestra, mas ela se torna óbvia. Com a confirmação da lista de 30 nomes inscritos pelo Verdão na Copinha nesta quinta-feira (28), tive elementos suficientes para sustentar a argumentação da opinião. Com os nomes escolhidos, o time palestrino tem totais condições de desbancar qualquer outro clube.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Estêvão agradece Abel por experiência no profissional do Palmeiras

A mescla entre juventude e experiencia é o maior acerto desde a chegada de Lucas Andrade. Entre os 30 nomes, estão 14 remanescentes do título de 2023 ao lado dos grandes destaques do Sub-17 na última temporada, a geração 2006, tida como a melhor da história do Palmeiras. Ainda sobrou espaço para um atleta que atua no Sub-16, o meia Felipe Goto, e um do Sub-15, o caçula Wesley.

Nomes do Sub-20 que não se destacaram ao longo da temporada foram ‘varridos’ e não apareceram na lista. O espaço para os 2006 e a escolha de inscrever nomes que poderiam ficar de fora por conta de uma eventual preparação com o time profissional, como o goleiro Kaique, o lateral-esquerdo Ian e o meia-atacante Estevão potencializam ainda mais o elenco. Vamos ouvir falar muito da geração 2006 do Palmeiras ainda, mas, neste momento da história, ter os ‘veteranos’ ao lado dos ‘miúdos’ é a decisão mais correta. No entanto, deixar os 2006 de fora e encher a equipe de nascidos em 2004 e 2005 seria um erro absurdo – e o Palmeiras sabe disso.

Ao todo, são, três atletas 2003, os mais veteranos (Kaique, Talisca e Ian), sete jogadores nascidos em 2006 e deixaram de ter idade para atuar pelo Sub-17 (Cesar, Benedetti, Vitor Reis, Rafael Coutinho, Kidani, Luighi e Riquelme Fillipi), além de quatro jogadores nascidos em 2007 (Luiz Sá, Erick Belé, Felipe Goto e Estêvão) e um em 2008 (Wesley).

Cesar, Benedetti, Felipe Goto, Wesley e Kidani ainda não estrearam pelo Sub-20. Pelo terceiro ano seguido, o Verdão terá ao menos um atleta de 15 anos disputando a Copinha. Em 2022, Luis Guilherme e Endrick participaram da competição, enquanto Luis Guilherme e Estêvão estiveram na lista de 2023. Para a próxima edição, Wesley será o representante alviverde com 15 anos no torneio.

O Palestra está no grupo 24 da Copinha, com sede em Barueri. As Crias da Academia terão pela frente a Queimadense-PB, o União-ABC e o Oeste-SP. Além do título da competição que encerra a temporada, o time Sub-20 do Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista da categoria em 2023, superando o São Paulo na final. O time palestrino estreia no torneio no dia 04 de janeiro (quinta-feira), contra a Queimadense-PB, às 17h30 (de Brasília), na Arena Barueri, em Barueri, região metropolitana de São Paulo.