Opinião

André Galassi: 'Entenda saídas e chegadas de jovens promessas à base do Palmeiras'

Verdão viu despedida de Endrick, negocia Estêvão e Luis Guilherme e negociou chegada de joias dos rivais

Palmeiras está na Holanda para a disputa do Marveld Tournament (Foto: Divulgação / Palmeiras)
Palmeiras está na Holanda para a disputa do Marveld Tournament (Foto: Divulgação / Palmeiras)

As últimas semanas mostraram a força das categorias de base do Palmeiras tanto no Brasil quanto fora do limite tupiniquim. Vitrine para grandes clubes internacionais e em constante troca com outras equipes, em especial do continente europeu, a base palestrina se consolidou em um mercado cada vez mais denso – seja nacional ou internacional.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Dias após a despedida de Endrick, que em julho se apresenta ao Real Madrid, o Palmeiras negocia as vendas de Estêvão e Luis Guilherme para Chelsea e West Ham, ambos da Inglaterra, respectivamente. No outro lado do iceberg, contratação de uma joia do Flamengo e negociações avançadas com destaque do Corinthians.

O Verdão acertou nesta terça-feira (4) a contratação de Kevyn Wallace, de apenas 11 anos, que deixou o Flamengo nas últimas semanas. Tido como grande promessa, o jovem defendia o clube carioca desde abril de 2023 e não se adaptou ao Rio de Janeiro. O Rubro-Negro manteve uma parcela dos direitos econômicos do jogador para vendas futuras.

Agenciada pela mesma empresária de Haaland e outros atletas do futebol, a brasileira Rafaela Pimenta, Kevyn passou por Corinthians e São Caetano antes se mudar para o Rio de Janeiro. Ele foi artilheiro da Taça Rio Sub-11.

Já Lucas Flora, destaque das categorias de base do Corinthians de apenas 10 anos, deixou o clube e está em conversas adiantadas com o Alviverde. A informação foi revelada pelo diretor alvinegro, Claudinei Alves, em entrevista ao Podcast Pod Pé, do ex-jogador Marcelinho Carioca, e confirmada pelo NOSSO PALESTRA.

Não é a primeira oportunidade em que a diretoria palestrina tira joias dos rivais. Em alta no time profissional, Estêvão deixou o Cruzeiro aos 14 anos após divergência contratual. Em 2021, o atacante foi motivo de briga nos bastidores entre as duas equipes, após deixar o clube mineiro por divergência contratual.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Naves celebra renovação de contrato com Palmeiras

ALÉM DE NEGOCIAÇÕES

Para além das vendas e chegadas – transações que podem chegar a R$ 1 bilhão só com o trio Endrick, Luis e Estêvão –  o Palmeiras vem conquistando bons resultados esportivos em torneios europeus, confrontando famosas escolas formadoras. No último domingo (2), as Crias da Academia venceram o Genk-BEL por 3 a 1 e ficaram com a terceira colocação da Kevin de Bruyne Cup, na Bélgica.

Após a conquista, Verdão segue na Europa, desta vez na Holanda, para a disputa do Marveld Tournament, que começou nesta sexta-feira (7). Os Crias da Academia defendem o título do torneio realizado na cidade de Groenlo e que reúne grandes equipes europeias.

Em 2023, o time palestrino foi campeão da competição ao derrotar o Barcelona na final, nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo normal. Ao longo do campeonato, também venceu o Manchester United-INGL, Ajax-HOL, PSV-HOL e Red Bull Bragantino.

O Palmeiras constantemente inscreve suas equipes de base em competições pelo mundo inteiro, proporcionando um intercâmbio esportivo e cultural único para os atletas. De 2015 para cá, o clube já conquistou títulos no Catar, China, Coreia do Sul, França, Holanda, Itália, Japão, México, República Tcheca, Rússia e Suíça.

Saiba quem são os goleiros com mais jogos pelo Palmeiras Palmeiras hoje: Verdão tenta contratação de Paulinho, do Atlético-MG Palmeiras hoje: Dudu se despede em vídeo, e Fifa anuncia ingressos para Super Mundial Palmeiras hoje: Verdão inicia preparação para Copinha, e Gilberto destaca: ‘Copa do mundo da base’ Palmeiras hoje: Zé Rafael na mira do Santos