Palmeiras voltará a enfrentar Botafogo na Libertadores após mais de 50 anos
Desde o último confronto, cariocas disputaram a competição quatro vezes, enquanto o Verdão participou em 20 oportunidades
A Conmebol sorteou na última segunda-feira (3) os confrontos das oitavas de final e o chaveamento do mata-mata da Libertadores. O Palmeiras terá pela frente o Botafogo. Por ter terminado a primeira fase na liderança de seu grupo, o Verdão tem a vantagem de mandar a partida de volta em casa. As datas dos duelos ainda serão confirmadas, mas estão previstas para meados de agosto.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Gustavo Gómez cobra pênalti e marca para o Palmeiras contra o Criciúma no Brasileirão
Além de reacender a rivalidade por conta da disputa no Brasileirão de 2023 e pela troca de farpas entre os presidentes de lado a lado, o confronto encerrará um jejum de 50 anos no torneio continental. Os clubes se enfrentaram pela primeira e única vez na história da Libertadores em 1973.
Campeão e vice do Brasileirão de 1972, Palmeiras e Botafogo representaram o Brasil na Libertadores no ano seguinte e caíram no mesmo grupo. Na época, apenas uma equipe avançava à fase seguinte. Os uruguaios Peñarol e Nacional completaram a chave.
Após vitória por 3 a 2 em São Paulo e derrota por 2 a 0 no Rio de Janeiro, o Alviverde ficou empatado na liderança com os cariocas, o que forçou um jogo desempate. O Botafogo jogou em casa e venceu por 2 a 1, eliminando os paulistas da competição continental.
Desde 1973, o Botafogo marcou presença na Libertadores em mais quatro oportunidades (1996, 2014, 2017 e 2024), sem cruzar caminho com o Palmeiras, que disputou a competição 20 vezes no mesmo recorte.
Em 2024, a equipe de Abel Ferreira somou 14 pontos e liderou o grupo F, enquanto o clube presidido por John Textor conseguiu dez pontos, se classificando atrás do Junior Barranquilla pelo saldo de gols no grupo D.