Vai dar pênaltis? Boca Juniors empatou todos jogos eliminatórios desde Libertadores de 2021
Das últimas nove partidas de mata-mata na competição, argentinos empataram por 0 a 0 em oito oportunidades
Palmeiras e Boca Juniors decidem vaga na final da Libertadores de 2023. Após o empate em 0 a 0 na Argentina, clubes se enfrentam na quinta-feira (5) às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque. Desde a Libertadores de 2021, o clube argentino empatou 100% dos jogos de mata-mata no torneio e, em caso de nova igualdade no placar contra o Verdão, a decisão será nos pênaltis.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Fabinho convoca torcida do Palmeiras para duelo decisivo contra Boca: ‘Essenciais’
Na Libertadores de 2021, vencida pelo Palmeiras, o Boca enfrentou o Atlético-MG pelas oitavas de final e levou a decisão para as penalidades após dois empates em 0 a 0. Os brasileiros se classificaram. No ano seguinte, o adversário dos argentinos no primeiro mata-mata foi o Corinthians e novamente os pênaltis decidiram a vaga nas quartas de final com dois empates em 0 a 0. Novamente, os xeneizes foram eliminados.
Na campanha da Libertadores deste ano, o Boca chegou à semifinal do torneio empatando todas as partidas eliminatórias. Nas oitavas de final contra o Nacional-URU, nova igualdade na somatória dos placares (0 a 0 no Uruguai e 2 a 2 na Argentina), mas, desta vez, o adversário do Alviverde avançou nas penalidades. Na fase seguinte, o adversário da vez foi o Racing e novamente ambos os duelos terminaram em 0 a 0. O goleiro Sergio Romero brilhou na disputa de pênaltis e classificou o Boca.
As disputas na marca da cal têm sido um problema da equipe do Palmeiras desde a chegada de Abel Ferreira. Por outro lado, a equipe argentina vem de um retrospecto positivo e tem em seu goleiro, Sergio Romero, a grande ‘arma’ nesse tipo de enfrentamento.
Desde a chegada do comandante português, o Verdão precisou passar por seis disputas de pênaltis, saindo vitorioso apenas em uma, contra o Atlético-MG, nas quartas de final da competição continental de 2022.
Palmeiras nas seis decisões por pênaltis durante a era Abel Ferreira:
– 37 cobrados
– 22 convertidos
– 15 perdidos
– Derrotas para Al Ahly (Mundial de Clubes), Flamengo (Supercopa), Defensa y Justicia (Recopa Sul-Americana), CRB (Copa do Brasil) e São Paulo (Copa do Brasil);
– Classificação sobre o Atlético-MG (Libertadores).
Apesar do histórico recente ter dado pesadelos aos torcedores do Palmeiras, o clube tem retrospecto positivo em disputas pênaltis na Libertadores. Contra o Atlético-MG, em 2022, foi a 11° decisão por penalidades enfrentada pelo time na competição, sendo que em oito vezes saiu classificado e em apenas três foi eliminado (Boca Juniors, em 2000 e 2001 e Barcelona de Guayaquil, em 2017).
O Boca Juniors já participou de 15 disputas de pênaltis na história da Libertadores e também tem um retrospecto positivo com apenas cinco eliminações, saindo vencedor em dez oportunidades.
Sergio Romero, goleiro do Boca Juniors e titular da Argentina na Copa do Mundo de 2014, é especialista quando se trata de penalidades máximas. No clube desde o início da temporada, o arqueiro já defendeu dez das 19 cobranças que teve contra si.