Entenda como joga Felipe Anderson, novo reforço do Palmeiras
Detstaque pela regularidade em mais de uma década atuando na Europa, jogador está longe do declínio físico e técnico
O Palmeiras anunciou nesta segunda-feira (15) o pré-contrato assinado com Felipe Anderson, da Lazio. O jogador reforçará o Verdão a partir de julho, após a abertura da janela internacional de transferências. Aos 31 anos, o meia-atacante tem 1,75m e nasceu em Brasília, no Distrito Federal. Ao longo da carreira conquistou seis títulos e passou por quatro equipes, em quatro países diferentes.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Com cinco gols e seis assistências na Liga Italiana 2023/2024, pela Lazio, Felipe chega ao Palmeiras em contrato até o final de 2027 e sem custos. Antes de fechar sua vinda ao Verdão, esteve próximo da Juventus, também da Itália.
O atacante optou pelo retorno ao Brasil para atuar no Alviverde ainda longe do declínio técnico e físico principalmente por conta do momento vitorioso e pela estrutura de ponta do fornecida pelo clube. Destaque da Lazio, é o vice-artilheiro da equipe em 32 jogos na Liga Italiana, com cinco gols, e maior assistente, com seis passes para gol.
Na prática, Felipe Anderson é um jogador de características semelhantes às de Dudu. Abel Ferreira e seus auxiliares aprovaram o nome em conjunto com o departamento de Análise de Mercado, destacando a versatilidade do novo reforço palmeirense. Ele pode atuar em qualquer uma das posições do meio de campo e ataque, ou seja, como camisa 10 ou aberto pelas pontas.
O mapa de calor da imagem acima mostra que seu tempo em campo é de alguém que ocupa várias faixas de campo, mas de sobremaneira as pontas. Com qualidade de drible e passe, tem características associativas, de criação e construção de espaço. Também chega à área para fazer gols. O novo palmeirense soma 144 partidas em sequência no clube italiano e ostenta a maior marca da história do clube. Em quase 11 anos de Europa, o jogador nunca conviveu com lesões ou suspensões e sempre se destacou pela regularidade.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Lázaro destaca início no Palmeiras e revela apelido de Richard Ríos
CARREIRA
Revelado pelo Santos, o atleta estreou profissionalmente em 2010, aos 17 anos, e ganhou destaque em 2012, quando somou 41 jogos, seis gols e oito assistências. No clube alvinegro, fez parte do elenco bicampeão paulista em 2011 e 2012, da Copa Libertadores de 2011 e da Recopa Sul-Americana de 2012.
Foi negociado pelo Santos em 2013, aos 19 anos, para a Lazio, da Itália. Em pouco tempo se tornou titular e foi destaque da equipe durante cinco temporadas. Enquanto esteve no futebol italiano, teve convocações para a Seleção Brasileira principal, além da inédita medalha olímpica de ouro nos Jogos Rio-2016.
Vendido ao West Ham-ING em 2018, Felipe Anderson teve a oportunidade de disputar a badalada Premier League antes de se transferir para o Porto-POR. Retornou à Lazio-ITA em 2021 para dar continuidade à história no clube. Pelo clube da Itália, são 319 partidas disputadas até aqui, com 58 gols e 63 assistências.