Mercado da Bola

Ex-jogadores do Palmeiras negociam retorno ao Brasil para adversários diretos por títulos

Multicampeões pelo Verdão Gustavo Scarpa e Matías Viña podem reforçar Atlético-MG e Flamengo, respectivamente

Os jogadores Matías Viña e Gustavo Scarpa (E), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)
Os jogadores Matías Viña e Gustavo Scarpa (E), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

O futebol brasileiro está de férias, mas o mercado da bola segue agitando os torcedores. O Palmeiras anunciou dois reforços para 2024, o volante Aníbal Moreno e o atacante Bruno Rodrigues. Mas alguns ex-jogadores do Verdão podem reforçar times concorrentes aos títulos, casos de Matías Viña e Gustavo Scarpa, que podem retornar ao Brasil para defender o Flamengo e Atlético-MG, respectivamente.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Os atletas ainda não foram confirmados em suas possíveis novas equipes, mas há rumores das transferências. A passagem de Viña pelo Palmeiras teve início em 2020. Contratado junto ao Nacional, do Uruguai, o lateral rapidamente ganhou o status de titular indiscutível na equipe treinada por Vanderlei Luxemburgo, e isso se manteve após a chegada de Abel Ferreira.

Em 2021, contudo, surgiu uma proposta da Roma-ITA pelo atleta. Com isso, o jovem não pôde finalizar a temporada pelo Maior Campeão Nacional, que viria a conquistar mais um título continental. Mesmo assim, o atleta se fez presente na final sul-americana deixando um presente para cada membro do elenco no quarto do hotel em que estavam hospedados em Montevidéu.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Matías Viña presenteia ex-colegas às vésperas da Final da Libertadores de 2021

Matías Viña jogou no Palmeiras entre 2020 e 2021. No clube, o lateral conquistou quatro títulos: Paulistão (2020), Libertadores (2020 e 2021) e Copa do Brasil (2020). Em uma entrevista exclusiva ao NOSSO PALESTRA em abril de 2023, o lateral esquerdo uruguaio, que hoje está no Sassuolo-ITA, revelou o carinho que tem pelo Verdão e que no Brasil só jogaria no Alviverde.

– Acho que todo jogador, onde foi feliz, gosta de voltar para jogar. Acho que falta muito, tenho sonhos aqui na Europa de continuar a jogar. Em um momento, sim. Se eu voltasse para jogar no Brasil, sei que tenho só um clube para voltar. Pela minha personalidade, eu não volto para jogar em outro time que não seja o Palmeiras. Acho que sim, com o tempo, posso voltar se o clube quiser – disse.

Já Gustavo Scarpa foi diferente. Desde 2018 no Verdão, o camisa 14 foi negociado com o Nottingham Forest, da Inglaterra. Pelo Alviverde, Scarpa venceu a Libertadores (2020 e 2021), o Brasileirão (2018 e 2022), o Paulistão (2020 e 2022), a Copa do Brasil 2020 e a Recopa Sul-Americana 2022.

Gustavo Scarpa somou 233 partidas pelo Verdão, com 136 vitórias, 44 gols e 59 assistências. Ele se despede do clube como o 62º atleta com mais partidas na história e o 66º jogador que mais balançou as redes.

O meio-campista sempre deixou claro sua vontade em jogar na Europa. Porém, ele não conseguiu se firmar na Inglaterra e foi emprestado pelo clube para o Olympiacos, da Grécia. Com pouco protagonismo na “Terra da Democracia”, Scarpa deve retornar ao Brasil e o Atlético-MG é o principal interessado em repatriar o atleta.

O clube de Minas Gerais e o Flamengo, juntos com o Palmeiras, são as equipes que mais venceram nos últimos anos e os principais expoentes aos grandes títulos do futebol brasileiro. Com isso, caso os ex-atletas do Verdão retornem ao país, serão adversários diretos do Palmeiras na temporada de 2024.

Palmeiras hoje: Dudu se despede em vídeo, e Fifa anuncia ingressos para Super Mundial Palmeiras hoje: Verdão inicia preparação para Copinha, e Gilberto destaca: ‘Copa do mundo da base’ Palmeiras hoje: Zé Rafael na mira do Santos Palmeiras hoje: Saída de Dudu é ‘até breve’ e tem possível retorno no futuro com outro presidente Protagonistas do Palmeiras melhoram desempenho em relação a 2024? Veja números