100% de pontaria e gols: Endrick causa boa impressão pelo Palmeiras Sub-20

Aos 15 anos, atacante chama atenção pela precocidade e já foi à rede em duas oportunidades em 95 minutos atuando pelo sub-20

No Palmeiras desde 2016, o atacante Endrick, de 15 anos, já é destaque do Verdão Sub-20 e ascende expectativas por parte da torcida para dar continuidade ao processo de revelações que cercam as alamedas do Palestra Italia nos últimos anos. Com mais de 100 gols marcados na base alviverde, o jovem começou a ser olhado pelo sub-20 na atual temporada e chama atenção pela precocidade peculiar na sua formação dentro do Palmeiras.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Embora um dos pilares da cartilha das categorias de base do Palmeiras seja com a atenção e cautela no processo de formação dos jovens com relação a idade e possíveis atitudes prematuras, o desenvolvimento de Endrick foi ainda mais acelerado pela questão da pandemia do novo coronavírus e, consequentemente, das mudanças do calendário da base.

Se até três meses antes do início da pandemia no Brasil, em março, a Cria da Academia era ainda do sub-13, o jovem teve sua ascensão no mundo pandêmico por conta do cancelamento de todos os campeonatos sub-15 em 2020, categoria que Endrick foi promovido em 2020.

Sem chances de demostrar seu futebol oficialmente na última temporada, a diretoria decidiu integrar Endrick e Luis Guilherme ao time sub-17 para a disputa do Campeonato Brasileiro da categoria, embora ambos tivessem apenas 14 anos na época. A justificativa da ação precoce era de que essa seria a única oportunidade de terem um calendário de disputas e treinamentos.

Com Arthur Itiro, Endrick atuou em oito partidas, marcando um gol em 361 minutos em campo, média de 51 minutos por jogo. No entanto, embora sua média de tentos fosse mais baixa do que o comum, se destacou no elenco e realizou boas apresentações mesmo sendo três anos mais novo do que os demais colegas da equipe e garantiu sua vaga no grupo em 2021, apesar do retorno do sub-15, em campo desde agosto de 2021 pelo Paulistão da categoria.

Tratando uma lesão, entrou em campo quatro vezes pelo sub-17 no Brasileirão 2021, sem marcar em nenhuma das ocasiões. Após a eliminação do sub-17 nas quartas de final do certame nacional, foi chamado para fazer uma espécie de estágio com o sub-20.

A estreia do precoce pela categoria sub-20 ocorreu ainda no comando de Wesley Carvalho, em 8 de agosto, no empate por 2 a 2 diante do Corinthians, no Parque São Jorge, pelo Campeonato Brasileiro. Já com a partida empatada, Endrick entrou aos 32 minutos da segunda etapa e permaneceu em campo por 13 minutos.

Na partida seguinte, versus o Flamengo-SP no Paulistão, a promessa ganhou a vaga de titular e não decepcionou. Vestindo a camisa 7, arrancou uma bomba aos 15 do segundo-tempo e não deu chance para o goleiro.

Ganhando nova chance pelo Brasileirão diante do Grêmio, na última terça-feira, Endrick entrou na partida após os 30 minutos e não precisou nem de dez dentro das quatro linhas para aparecer no primeiro poste, cabecear firme e vencer o goleiro Thiago. O tento deixou o placar em igualdade novamente, após o Palmeiras abrir 2 a 0 e levar a virada.

Minutos mais tarde o camisa 18 teve a chance de recolocar o Alviverde á frente do placar, mas parou nas mãos do arqueiro adversário. Totalizando 15 minutos em campo, foi o destaque e principal nome da equipe de Gilmey Aymbere no confronto contra os gaúchos.

O tento marcado no Allianz Parque não foi o primeiro de Endrick na arena inaugurada em 2014. Ele já havia marcado na final do Paulistão Sub-11, diante do Santos, e com presença de quase 10 mil palmeirenses empurrando a equipe nas arquibancadas.

– Primeiramente agradecer a Deus e aos dirigentes do Palmeiras por me deixar estar aqui. Nunca imaginava estar aqui no sub-20 com essa idade. É meu segundo gol pelo sub-20, terceiro jogo. E evitar a derrota, se perdesse ia ser a primeira aqui (no Brasileirão da categoria). Tentar se classificar e ser campeão desse campeonato – disse ao SporTV depois do duelo diante do Grêmio.

Ao todo, contabilizando toda a trajetória do jovem até aqui na categoria mais velha da base palestrina, são 95 minutos em campo, quatro finalizações, todas no alvo, além dos dois gols. Em linhas gerais, precisa de 47 minutos para encaçapar a bola no fio.

Endrick em ação pelo Palmeiras Sub-20 (Foto: Fabio Menotti)

Após impressionar no sub-20, Endrick mira duas novas marcas para sua carreira dentro do Palmeiras: ser o mais jovem jogador a atual pelo profissional e o mais novo a marcar um gol.

Para isso, precisa bater as marcas do também atacante Vinicius, que entrou em campo no empate em 2 a 2 contra o Rio Branco, no dia 24 de março de 2010, com 16 anos, sete meses e 21 dias. Já o mais jovem a marcar um gol como profissional foi o meia Juliano, aos 16 anos, 11 meses e 23 dias, diante do Nacional-URU, em 19 de agosto de 1998, pela Mercosul.

No entanto, as marcas só vão poder ser quebradas após o dia 21 de julho de 2022, data que a promessa completará 16 anos de idade, estando apto para jogar de maneira profissional, embora seja raro os casos de atletas tão novos nos planteis principais.

A idade também é a mesma para assinar um contrato profissional com o clube e deixar o atual vínculo de formação. Vale lembrar que o pai do jovem já foi funcionário do clube após chegada da família vinda de Brasília para São Paulo.

– Estar no time Sub-20 é uma sensação inexplicável, ainda mais marcando gols. Tenho recebido muitas mensagens de pessoas me parabenizando e apoiando pelas atuações na base. Só tenho a agradecer a Deus, aos meus familiares e aos companheiros por tudo o que vem acontecendo na minha vida neste momento – declarou ao site do Palmeiras.

Com Endrick, o Palmeiras Sub-20 volta a campo diante do Flamengo-SP, pelo Campeonato Paulista, na quinta-feira (16), às 15 horas (de Brasília) pela primeira fase do certame estadual. A partida marca o confronto do returno da partida que marcou a estreia do jovem pelo sub-20. Já o sub-17 volta a campo no próximo sábado (18) diante do EC Guarulhos, fora de casa. A bola rola às 11 horas (de Brasília), em partida ainda sem transmissão confirmada.

LEIA MAIS