A primeira dor de cabeça de Mano no Palmeiras: encontrar o substituto de Dudu

(Foto:Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação)

Muito contestado antes mesmo de sua apresentação, Mano Menezes conseguiu diminuir a rejeição do torcedor palmeirense com vitórias e, consequentemente, melhores perspectivas no Campeonato Brasileiro. São nove pontos em três jogos disputados e 100% de aproveitamento.

Com a primeira semana cheia para trabalhar desde a sua chegada (foram três partidas em oito dias), o novo comandante já tem uma dor de cabeça considerável para resolver: qual será o substituto de Dudu, suspenso pelo terceiro cartão amarelo?

O camisa 7 é o maior assistente (sete passes para gol) da equipe no BR-2019. É uma peça rara no elenco alviverde, já que além da criatividade ainda tem por característica a velocidade e o drible. Para se ter uma ideia, no duelo contra o Cruzeiro foi o atleta alviverde que mais driblou e finalizou. Com 18 partidas disputadas no campeonato, Dudu é o jogador que mais atuou pelo Verdão no primeiro turno, com mais de 1500 minutos jogados.

ze-rafael-nosso-palestra

É fato que Mano terá que mudar um pouco a característica do Palmeiras com o provável substituto. No momento, Zé Rafael parece ter a preferência do treinador para substituir o "baixola". Dessa forma, o ex-jogador do Bahia atuaria pelo lado direito do campo, deixando Willian pelo lado esquerdo, Luiz Adriano no comando do ataque e Gustavo Scarpa responsável pela armação das jogadas.

lucas-lima-nossopalestra

Outra opção seria deslocar Scarpa para fazer a função de Dudu, pelo lado de campo, e colocar Lucas Lima como o responsável pela criação da equipe, alternando o posicionamento com Bruno Henrique. O camisa 20 vem atuando como segundo volante nos treinamentos durante a semana e têm agradado a comissão técnica nessa nova função.

Com pouco espaço com o novo comandante, até aqui, Hyoran e Carlos Eduardo correm por fora.

O jovem colombiano Iván Angulo também pode ser uma outra opção para o técnico. Ele vem treinando com o profissional desde que voltou do Mundial Sub-20 e ainda não recebeu nenhuma chance no time principal.

Serão cinco dias, desde a reapresentação do elenco, marcada para a próxima terça-feira, para Mano tomar essa decisão. Por um lado, a equipe certamente perderá um pouco da profundidade e das jogadas individuais que têm quando Dudu está presente. No aspecto positivo, o desfalque pode propiciar um time mais compacto e obrigar o Palmeiras a criar novas alternativas de jogo para a sequência da temporada.

Qual será o escolhido de Mano Menezes para substituir Dudu? E você torcedor palmeirense, qual seria a sua escolha?