A tal da identidade: Palmeiras completa um time de jogadores com mais de 100 jogos pelo clube

( Foto: Cesar Greco/ Ag. Palmeiras)

Um clube,que há cinco anos tornou-se modelo de administração,considerado por muitos o time com maior poderio financeiro no país.Imbatível quando o assunto é contratação de jogadores e colecionador de títulos nacionais. Características importantes desse “novo” Palmeiras, que, a partir de 2014 – com a chegada da Crefisa somada à administração Nobre/Galiotte – deixou de brigar contra o rebaixamento e passou a tornar-se um dos grandes protagonistas e favoritos – senão o maior- em todos os campeonatos que disputa e disputará. Mas,em um Palmeiras recheados de opções, um ponto chama muito à atenção: o alto número de partidas que diversos atletas que compõem o atual elenco têm no clube.

Onze atletas do atual quadro alviverde já completaram a marca de 100 jogos,ou mais,pela agremiação – feito considerado relevante nos dias atuais,considerando a rotatividade de jogadores nos principais clubes brasileiros.

São eles: Fernando Prass (271 jogos), Edu Dracena (121 jogos), Victor Luiz ( 100 jogos),Felipe Melo (112 jogos), Thiago Santos (160 jogos),Bruno Henrique (107 jogos),Jean (123 jogos),Moisés (131 jogos),Dudu (254 jogos),Willian (121 jogos) e Borja ( 100 jogos).

Segundo dados do site oficial do Palmeiras,além dos atletas que já completaram os 100 jogos,outros jogadores do atual elenco devem atingir essa importante marca em breve: Jailson ( 74 jogos),Antonio Carlos ( 78 jogos), Mayke( 76 jogos),Lucas Lima ( 83 jogos) e Deyverson ( 80 jogos).

Para um clube que caracterizou-se por mais de uma década,levando em apreço os anos de 2000 à 2014- pelas trocas constantes de jogadores,ano a ano,seja pela pobreza técnica dos atletas que foram contratados durante as gestões passadas (e por isso não deram certo), ou pela pré-maturidade que os principais destaques da equipe eram negociados,a identificação desse elenco com a camisa alviverde pode sim ser considerada uma das principais marcas desse Palmeiras que entra em campo – seja com a equipe titular ou alternativa -já devidamente escalado na memória do seu torcedor.

E os feitos e recordes desse atual elenco não param por aí.Dois jogadores do time de Felipão integram o “Top 10” dos atletas que mais vestiram a camisa do Palmeiras no século XXI – Fernando Prass (na 2a colocação) e Dudu ( na 5a colocação).Isso sem contar Luiz Felipe Scolari- o segundo técnico que mais treinou a equipe de Palestra Itália em sua história.São ao todo, incríveis 438 jogos,perdendo apenas para o lendário Oswaldo Brandão (com 585 partidas).

Com o futebol cada vez mais visto como sinônimo de um negócio lucrativo,manter os principais jogadores de um clube vencedor pode,e deve ser a chave para o fortalecimento das equipes,deixando de lado a pobreza,falta de criatividade e de entrosamento que caracterizam os principais plantéis do país e,além disso, aproximando os atletas de seus torcedores,possibilitando,quem sabe,o surgimento de novos ídolos.