A Tríplice Coroa Verde: documentário conta bastidores da vitoriosa temporada do Palmeiras

Filme produzido pelo clube mostra desde pequenos detalhes a grandes momentos das conquistas do Verdão em 2020/21

O documentário “A Tríplice Coroa Verde”, produzido pela TV Palmeiras, foi lançado nesta quarta-feira (24) no canal oficial do clube. O longa, de quase uma hora e meia de duração, revela bastidores e recorda os principais momentos da última temporada do Palmeiras, na qual o time conquistou três títulos – Paulistão, Copa do Brasil e Libertadores.

De início, a obra explora a reconstrução do Alviverde no cenário do futebol nacional, iniciada em 2015 com o título da Copa do Brasil. O gerente de futebol, Cícero Souza, é o primeiro entrevistado e expõe a realidade do clube antes do período vencedor. A reestruturação passa por alterações, inclusive, espaciais, com a construção do Allianz Parque e do centro de excelência na Academia de Futebol.

A segunda temática abordada é o desenvolvimento das categorias de base, antes negligenciado pela direção palmeirense. Com a profissionalização da área, o clube passa a colher os frutos e, em 2020, atinge o ápice da utilização dos jovens jogares na equipe principal.

Wesley, Gabriel Menino, Danilo e Patrick de Paula relatam as experiências com passagem ao profissional e o sucesso repentino. Personagens fundamentais da Tríplice Coroa, as Crias da Academia falam a respeito do impacto dessa abrupta mudança em suas vidas e tratam a oportunidade de jogar no clube como a realização de um sonho.

Crias da Academia ganham protagonismo em uma das temporadas mais vencedoras da história do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra.

Outra figura importante para o ano vitorioso é Andrey Lopes, o “Cebola”. O treinador interino que substituiu Luxemburgo após sua demissão é tratado com muito carinho pelo grupo e ganha o devido destaque no documentário. Em poucas partidas, ele segurou a barra para passar o bastão a Abel Ferreira.

Desde os primeiros momentos no Palmeiras, como na coletiva de apresentação e na conversa inicial com o elenco, o técnico português recebe olhares de admiração e respeito pelos que estão a sua volta. A obra recupera a primeira impressão de dentro e de fora do clube em relação ao treinador.

Apesar de ter de conviver com críticas desde o início, ele e sua comissão se blindam para enfrentar com “cabeça fria e coração quente” o desafio de cruzar o Atlântico. A troca de ensinamentos entre culturas distintas do futebol marca o início dessa relação que traria muitas alegrias à torcida alviverde no futuro.

O bom momento, no entanto, inicial esbarra em duas grandes dificuldades: o surto de Covid-19 no elenco e a maratona de jogos. No documentário, profissionais especializados nas áreas de saúde são entrevistados para explicar os impactos negativos da doença e do desgaste pelo excesso de jogos. Os bastidores revelam as adaptações necessárias na rotina do clube para enfrentar essas adversidades.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra.

Abel conversa com todos os funcionários do Palmeiras. (Cesar Grecco/Palmeiras)

A partir daí desenvolve-se um senso de união ainda maior entre todos os funcionários do Palmeiras. A filosofia “todos somos um”, implementada por Abel Ferreira, reverbera na estrutura do clube, que passa a caminhar como unidade rumo as glórias da temporada. Durante essa passagem, Rony e Gustavo Gómez explicam o sentimento de ter o Verdão como segunda família.

A medida que o filme encaminha-se para a parte final, são mostradas cenas dos principais momentos das campanhas campeãs. Para recordar as classificações para a final da Copa do Brasil e Libertadores, a obra convida alguns jogadores a contar momentos de antes e depois das partidas decisivas.

Por fim, são separados dois grandes blocos para retratar as duas finais. Na final continental, a emoção e a vontade de tornar aquele sonho realidade toma conta do ambiente. Com um sentimentalismo na medida certa, o longa fecha o trecho com o contraste entre as lágrimas de alívio e o canto de felicidade de todos os envolvidos.

A decisão do torneio nacional, por sua vez, expõe a maturidade do time que se consolidou e chegou ao seu auge ao vencer o terceiro título da temporada. O conteúdo inédito apresenta bastidores de estratégias montadas pela comissão técnica de Abel Ferreira para derrotar o Grêmio na final.

Completo, o documentário entra em sinergia com a jornada do Palmeiras na Tríplice Coroa e regula sua intensidade por meio dos diferentes momentos que o clube viveu durante o processo. Ao final, devolve ao torcedor um pouco da emoção de viver aqueles dias, que podem ter sido os mais felizes de suas vidas.

Você pode assistir ao documentário completo aqui.

LEIA MAIS