Abel deverá ter esquema com três zagueiros como ideal para Palmeiras em 2022

Recém contratado, Murilo é potencial titular da formação que será utilizada pelo treinador durante a temporada

O Palmeiras se prepara para iniciar mais uma temporada sob comando de Abel Ferreira e sua comissão técnica. O planejamento do português para o Verdão em 2022 já conta com uma preferência para o esquema da equipe: uma linha de três zagueiros.

Em todos os jogos-treino disputados até o momento no ano, o Alviverde utilizou a formação com a linha de três defensores. Sendo assim, essa deve ser uma constante a ser repetida ao menos no Paulistão e no Mundial – competições que abrem a temporada do clube.

Além da dupla titular Gustavo Gómez e Luan, o plantel contempla três outras opções na zaga: Renan, Murilo e Kuscevic. Recém contratado, Murilo pode assumir a vaga por estar habituado a atuar pelo lado esquerdo, onde o time ainda não tem um jogador consolidado na titularidade.

Renan também pode receber chances por já ter cumprido a função com a camisa do Verdão. Com apenas 19 anos, o defensor foi titular na partida de volta da semifinal da Libertadores, contra o Atlético-MG, que classificou o time à final da Copa.

A estratégia não é novidade nas escalações do treinador, que a utilizou em diversos momentos em sua carreira. Desde seus trabalhos no Braga e no PAOK, Abel aposta neste esquema para fortalecer sua equipes. No Palmeiras, não foi diferente.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O treinador tentou implementar o modelo durante o início da última temporada. Embora tenha sido bem sucedido na fase de grupos da Libertadores, as derrotas no Paulistão geraram críticas pela postura do time, considerada exageradamente defensiva por parte da torcida, que a associou ao esquema tático.

Questionado a respeito do tema na época, Abel rebateu as suposições e explicou que a formação, na realidade, impunha um ritmo mais ofensivo ao Palmeiras. Nessa época, o perfil oficial do clube no Twitter passou a postar a escalação da equipe sem a formação definida.

– Acho que é uma pergunta muito limitadora para quem vê o futebol de forma global e dinâmica. O futebol não é número: 3-4-3, 4-3-3 ou 4-4-2. É dinâmica. Gosto de jogar em vários sistemas. Eu sempre joguei com três zagueiros. A mim, o que importa não é olhar para trás. Olhem para frente. Não há sistema mais agressivo do que o que jogamos hoje.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Durante a campanha campeã da Libertadores 2021, o Verdão foi a campo com uma linha de três em dois momentos principais: na partida de volta da semifinal e na final, contra o Flamengo.

Na primeira oportunidade, a escalação contou com três jogadores de origem na posição: Luan, Gómez e Renan. Enquanto isso, na decisão em Montevidéu, o lateral Piquerez cumpriu a função de zagueiro, com Gustavo Scarpa aberto pela ala.

Deste modo, Abel apostará novamente em um esquema que rendeu bons frutos ao Palmeiras em um passado recente. Convicto de suas ideias e propostas, o treinador não deve abrir mão tão facilmente da formação que o acompanha desde o começo de seu trabalho como técnico.

LEIA MAIS