Abel Ferreira reencontra Renato Paiva e mira aumentar invencibilidade contra portugueses
Treinadores nunca duelaram em partidas nacionais, mas se esbarraram pela Libertadores de 2021, quando o treinador do Bahia dirigia o Independiente Del Valle, do Equador
A próxima rodada do Campeonato Brasileiro reserva mais um encontro entre treinadores portugueses na competição nacional. Renato Paiva e Abel Ferreira, conterrâneos e velhos conhecidos, se encontram durante a partida entre Bahia e Palmeiras, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Esse será o primeiro duelo entre os dois em competições nacionais.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Os dois se enfrentaram duas vezes pela fase de grupos da Libertadores de 2021. Na ocasião, Abel lutava pelo bicampeonato continental, enquanto Paiva administrava o bom projeto do Independiente del Valle, do Equador. Em abril de 2021, o Verdão não tomou conhecimento do adversário e aplicou uma goleada de 5 a 0 no Allianz Parque. O triunfo foi seguido por outra vitória alviverde no Equador, por 1 a 0.
Antes das vitórias, no entanto, o técnico palestrino ajudou o conterrâneo fora das quatro linhas. Ao eliminar o Grêmio na pré-Libertadores de 2021, o atual comandante do Bahia revelou que a equipe do del Valle pegou dicas com o Verdão para despachar o time de Renato Portaluppi. Um mês antes dos duelos entre gaúchos e equatorianos, o Palmeiras havia batido o tricolor pela final da Copa do Brasil de 2020.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Palmeiras é tetracampeão da Copa do Brasil Sub-17
– Com o Abel, podemos fazer umas videochamadas com um quadro tático no fundo. Ele também me ajudou quando enfrentamos o Grêmio na fase prévia da Libertadores. Ele tinha enfrentado o Grêmio pouco antes, acho que na final da Copa do Brasil – disse em coletiva de imprensa ao ser apresentado no Bahia.
No Verdão desde outubro de 2020, Abel já duelou contra sete técnicos portugueses no futebol brasileiro – sendo estes Sá Pinto (Vasco), António Oliveira (Athletico-PR e Cuiabá), Paulo Sousa (Flamengo), Vitor Pereira (Corinthians e Flamengo), Luís Castro (Botafogo), Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino) e Ivo Vieira (Cuiabá). Renato Paiva, então, será o oitavo lusitano a medir forças com o bicampeão da Libertadores no país – levando em consideração somente campeonatos nacionais, uma vez que Abel já encontrou o conterrâneo pelo del Valle.
Em 13 jogos, o treinador do Verdão segue sem ser derrotado por compatriotas. São dez vitórias e três empates – contra Paulo Sousa (Flamengo), António Oliveira (Cuiabá) e Caixinha (Red Bull Bragantino). O maior freguês do comandante palestrino é Vitor Pereira, derrotado em três oportunidades – duas pelo Corinthians e uma pelo Flamengo.
Nesta edição de Brasileirão, são, ao todo, sete portugueses. Além de Abel e Paiva, Antônio Oliveira (Cuiabá) Armando Evangelista (Goiás), Luís Castro (Botafogo), Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino) e Pepa (Cruzeiro) compõem o time de lusitanos em terras tupiniquins. Ivo Vieira, que começou o Brasileirão pelo Cuiabá já foi demitido e não integra a lista.
O Palmeiras entra em campo diante do Bahia na próxima quarta-feira (21) às 21h30 (de Brasília). A partida é válida pela 11ª rodada do Brasileirão. O Verdão é o vice-líder da competição. Com 22 pontos – dois a menos do que o líder Botafogo. O Tricolor de Aço, por sua vez, é o 15ª, com nove.