Abel Ferreira se solidariza com morte de Walewska, ex-jogadora de vôlei

Técnico do Verdão esteve com jogadora há dois dias e se disse 'incrédulo' com o acontecido

Depois de ver o Palmeiras ser derrotado pelo Grêmio por 1 a 0, fora de casa, pelo Brasileirão, Abel Ferreira foi informado da morte de Walewska, ex-jogadora de vôlei e campeã olímpica, e se solidarizou com o ocorrido. Os dois se conheceram na última terça-feira (19), na Academia de Futebol.

O comandante alviverde se surpreendeu com a notícia do falecimento da ex-jogadora de 43 anos. Ele fez reflexões sobre o desafio da profissão no esporte e revelou conversas com Carlo Ancelotti.

– Quando me disseram, eu nem acreditei. Fiquei incrédulo. E acho mesmo que não vale a pena me chatear com futebol. Vários treinadores já me disseram isso. Tive uma conversa com o Ancelotti (técnico do Real Madrid) e adorei o que ele me disse. Tenho conversas com treinadores que me dizem que tens que aprender a desfrutar o futebol, não tens que levar tão a sério, só dar o teu melhor, porque é verdade que estamos todos na fila – lamentou o português.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Abel contou sobre o bate papo que teve com a ex-campeã olímpica há três dias no centro de treinamento do Palmeiras. Na ocasião, eles trocaram os livros (“Volta Extra: temporada 2022”, de Abel, e “Outras Redes”, de Walewska) e tiraram fotos.

– Quando recebes essa notícia, questionas se vale a pena todo sacrifício, dedicação. Estar longe da sua família, é duro. Em relação, tive a oportunidade de privar com ela, foi espetacular, ela era capitã de equipe. Foi sensivelmente uma hora que estivemos a trocar ideias, falar sobre a experiência dela na Espanha, como era o vôlei na Espanha e tal, ela esteve na Rússia também. No Brasil, foi giro perceber as dinâmicos e os contextos. Perguntei como foi a transição de passar de estar a profissional e depois deixar de jogar. É um luto que se faz – completou.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Abel destaca volume de jogo e falta de eficácia do Palmeiras contra o Grêmio

O português comentou, também, parte dos objetivos de vida de Walewska, que queria mostrar a importância da saúde mental para os atletas. Ao final, ele lamentou a morte da ex-jogadora e se solidarizou com a família.

– Ela queria, através de um podcast que ela tinha, passar essa mensagem, que o jogador tem de se preparar para essa transição. Isso tem a ver com a parte mental, passam muito tempo, há muitas coisas que ganhamos, muito dinheiro, alguns, 3% de um universo muito grande. Muitos não ganham isso e têm de se preparar para depois, parte financeira, o que faço a seguir o futebol. Foi uma hora extraordinária, de aprendizagem. Chega ao final do jogo e me dizem essa notícia, eu não queria acreditar, fiquei incrédulo. Estou muito, muito triste. O máximo que posso fazer é prestar condolências à família. No fim sou ser humano como vocês, tenho defeitos, tenho sentimentos – finalizou.

Em seu instagram, Abel Ferreira trocou a foto de perfil para uma foto de cor preta, de luto. Walewska morreu na noite desta quinta-feira (21), em São Paulo. Ainda não foi divulgada a causa da morte.