Abel Ferreira tem três vezes mais tempo no comando do Palmeiras do que média dos técnicos no Brasil

Português está à frente do Alviverde há 508 dias e, de acordo com estudo internacional, treinadores brasileiros ficam 163 no comando do mesmo clube

A quantidade média de tempo de trabalho que um treinador tem por clubes brasileiros de acordo com estudo realizado e divulgado em março de 2022 pelo CIES Observatório do Futebol é de 163 dias. O grupo criado em 2005 está localizado na Suíça e é especializado em análises e estatísticas de futebol.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O órgão analisou 90 ligas do mundo e apontou o Brasil como o 88º da lista, atrás de Bolívia (162 dias) e Arábia Saudita (156 dias). Junto com as médias, a publicação divulgou porcentagens de treinadores que ficam por mais de dois anos no cargo e os que ficam por menos de seis meses. No Brasil, os indicadores apontam 0% para mais de dois anos e 76,5% para menos de seis meses. Ambos são os piores números de toda a lista.

Na contramão desses números, o treinador Abel Ferreira já soma 508 dias à frente do Palmeiras. São três vezes mais tempo do que a média brasileira. E esse número poderá aumentar ainda mais. Isso porque, o português tem contrato com o Verdão até o fim do ano e uma proposta em mãos para renovação por mais duas temporadas. O próprio treinador confirmou a proposta durante o programa Roda Vida, da TV Cultura, nesta segunda-feira (21).

– É verdade que tenho uma proposta do Palmeiras para renovar. Conversei com a Leila na última sexta-feira (18). É tudo mentira que recusei uma primeira proposta ou que só fico com centroavante. A decisão esta tomada, mas vou falar primeiro aos jogadores.

Ainda no estudo da CIES, a liga que segura os treinadores por mais tempo em clubes é a da Irlanda do Norte, com uma média de 1563 dias. Outros três países têm médias acima de mil dias. São eles País de Gales (1348), Azerbaijão (1069) e Irlanda (1035).

Na América do Sul, o primeiro país presente com a maior média de tempo de trabalho para um treinador é a liga equatoriana com 437 dias. A Venezuela aparece em segundo com 398 dias e o top-3 sul-americano é fechado com os paraguaios e seus 379 dias.

Em 2022, o Palmeiras garantiu classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista de forma invicta, somando 30 pontos com nove vitórias e três empates durante a campanha.

LEIA MAIS