Com a vitória sobre o Ituano no último domingo, o Palmeiras alcançou sua quarta final de Paulistão seguida – um recorde. Além disso, Abel Ferreira se tornou o treinador com mais finais na história do clube. São 11 decisões, deixando Luiz Felipe Scolari, com dez, para trás.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Considerando a quantidade de jogos de cada um, o feito fica ainda mais impressionante. Felipão alcançou dez finais pelo Verdão em 484 jogos à frente da equipe. Abel, por sua vez, precisou de apenas 175 partidas para registrar 11 decisões. São 309 jogos a menos que o treinador pentacampeão mundial, com a média de quase uma final disputada a cada 15 jogos.
– Ele é o terceiro treinador com mais títulos no mundo. Acho que nunca vou conseguir chegar ao que ele fez. Às vezes fico chateado com algumas pessoas que não gostam dele. Penso ‘como é possível não gostar desse homem’. Ele é top. Top homem, top treinador, top pessoa – comentou Abel, sobre Felipão.
Vale ressaltar que Scolari não teve a chance de disputar torneios como a Recopa Sul-Americana ou a Supercopa do Brasil, pois as taças não existiam em sua época mais vitoriosa à frente do clube. No entanto, o aproveitamento de Abel Ferreira em finais é superior. Em decisões, o português possui seis títulos e quatro vices, contra cinco conquistas e cinco derrotas do vencedor da Libertadores de 1999.
No clube palestrino desde novembro de 2020, o treinador venceu as finais da Libertadores de 2020 e 2021, uma Copa do Brasil (2020), uma Recopa Sul-Americana (2022), um Campeonato Paulista (2022) e uma Supercopa do Brasil (2023). As derrotas aconteceram na Supercopa do Brasil 2021 para o Flamengo, na Recopa 2021 para o Defensa y Justicia, no Paulista 2021 para o São Paulo e do Mundial de Clubes 2022, contra o Chelsea.
LEIA MAIS