Abel ‘zera continente’ contra Deportivo Pereira e vence em todos países da Libertadores

Treinador conquista resultado positivo na Colômbia depois de triunfar em todos outros países da América do Sul que disputam torneios da Conmebol

O Palmeiras, de Abel Ferreira, venceu o Deportivo Pereira-COL por 4 a 0 na última quarta-feira (23) no Estádio Hernán Ramírez Villegas, em Pereira, na Colômbia. O triunfo fez com que o treinador tenha vencido em todos os países da Conmebol desde sua estreia no Alviverde, em novembro de 2020.

Bicampeão da Libertadores, o português já ‘zerou’ o continente sul-americano, levando em consideração os países filiados à CONMEBOL e que participam da Libertadores. Isso porque, embora localizados na América do Sul, Guiana Francesa, Guiana e Suriname não tem times no torneio, e são filiados à CONCACAF, que engloba as equipes da América Central, do Norte e do Caribe.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O primeiro país visitado por Abel Ferreira após sua chegada ao Verdão foi o Equador. Em sua estreia na Libertadores, o técnico venceu o Delfín por 3 a 1 em Manta, pequena cidade equatoriana, pela partida de ida das oitavas de final da Libertadores 2020.

Durante a mesma edição, o comandante alviverde conheceu Paraguai e Argentina. Primeiro, quando segurou empate em 1 a 1 contra o Libertad no Defensores del Chaco, em Assunção, capital paraguaia, pelas quartas. E, na fase seguinte, quando derrotou o River Plate por 3 a 0 no estádio Libertadores da América, em Buenos Aires. A primeira vitória no país guarani, no entanto, veio somente em 2023, contra o Cerro Porteño, na fase de grupos da atual edição.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Palmeiras goleia na Colômbia e encaminha vaga na semifinal da Libertadores

Em 2021, Abel foi pela primeira vez ao Peru, e arrancou vitória suada sobre o Universitário por 3 a 2 no Estádio Monumental U, em Lima. Na oitavas de final, encarou a Universidad do Chile, e saiu com vitória por 1 a 0 sobre o time da casa, e conquistando mais um triunfo em país diferente.

Depois de enfrentar brasileiros – São Paulo e Atlético-MG – nas fases seguintes, o Verdão chegou a Montevideu, capital do Uruguai para disputar e vencer a final da Libertadores daquela temporada, sobre o Flamengo. Até hoje Abel não enfrentou equipes uruguaias apesar de já ter comandado – e vencido – o time no país.

Após o bicampeonato, o Alviverde caiu no grupo A da Copa em 2022, com clubes da Venezuela e da Bolívia, faltantes na lista do treinador. Contra o Deportivo Táchira, time venezuelano de San Cristóbal, o Verdão goleou por 4 a 0 fora de casa. Diante do Indepediente Petrolero, equipe boliviana estreante no torneio, venceu por 5 a 1 na cidade de Sucre.

O Palmeiras volta a campo pela Libertadores na próxima quarta-feira (30) novamente contra o Deportivo Pereira. A bola rola às 21h30 (de Brasília) no Allianz Parque. O time de Abel Ferreira pode perder por até três gols para se classificar à semifinal, enquanto uma derrota por quatro tentos leva a decisão aos pênaltis.