Zé Rafael vive momento de adaptação a nova função no Palmeiras após a saída de Danilo, contratado em janeiro pelo Nottingham Forest, da Inglaterra. Recuado para a posição de primeiro volante, o jogador vem cumprindo obrigações mais defensivas nesta temporada.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Em partes, isso não é nenhuma novidade para ele. Isso porque, Zé é o segundo jogador brasileiro com mais bolas recuperadas desde 2020, de acordo com dados do SofaScore. Nessa estatística ele fica atrás apenas de Casemiro, titular da Seleção Brasileira.
Em 186 partidas no período, o camisa 8 do Verdão soma um total de 1.051 bolas recuperadas, o que confere uma média de 5.6 recuperações por jogo. Mais a fundo, são 345 desarmes executados pelo meio-campista no recorte.
Confira os números em detalhes.
Nesta temporada, em que tem atuado mais recuado, Zé Rafael tem média de 2,7 desarmes por partida. Em comparação, a média de 2022 foi um pouco acima de 1,9. O número de interceptações também subiu de 0,7 (por jogo) no ano passado, para 1,4 neste.
A tendência, portanto, é que o jogador evolua ainda mais as estatísticas defensivas ao longo da temporada. Isso ocorre desde 2020, quando Vanderlei Luxemburgo, à época técnico do Palmeiras, recuou o jogador que havia chegado como meia para a posição de segundo volante.
Mais próximo da zaga, Zé Rafael cumpre a função enquanto o Palmeiras segue no mercado em busca de uma reposição para Danilo. A prioridade agora, no entanto, é fechar com o meio-campista colombiano Richard Ríos, do Guarani, que viria para ocupar a lacuna deixada por Atuesta, com lesão de longo prazo.
LEIA MAIS:
Rony será titular da Seleção Brasileira em amistoso contra Marrocos
Disputando vaga no time titular, Giovani é principal driblador do Palmeiras
Abel Ferreira nega processo criminal movido por ex-sócio: ‘Ofensivo à minha imagem’