Alvo do Barcelona, Gabriel Jesus pode render quantia milionária aos cofres do Palmeiras

Cria da Academia é desejo do novo técnico do Barcelona para substituir Luis Suárez

Com o intuito de rejuvenescer a posição de centroavante, Ronald Koeman está interessado na contratação de Gabriel Jesus. Segundo informações de Alexandre Lozetti, do Globo Esporte, Luis Suárez não faz parte dos planos do novo técnico do clube catalão, e a Cria da Academia é um dos seus desejos.

Apesar da reportagem não citar valores, Gabriel Jesus tem vínculo com o Manchester City até 2023 e, portanto, o Barça teria que acionar a cláusula de rescisão no contrato do atacante, avaliada em 120 milhões de euros (R$ 782 milhões na cotação atual).

Diante disso, caso a negociação se concretize, o Verdão receberia pouco mais de R$ 31 milhões, o que representa 4% do valor total.

Naturalmente, a cada transferência internacional de um jogador, o clube formador do atleta tem direito a 5% da quantia, no entanto, como Gabriel Jesus assinou com o Palmeiras aos 16 anos, o mecanismo de solidariedade da Fifa aplica um decréscimo de 1% – a partir do 12º aniversário do jogador, 0,25% é descontados anualmente.

Apesar de disputar posição com o Sergio Aguero, um dos maiores centroavantes da história do Manchester City, Gabriel Jesus foi, aos poucos, conquistando seu espaço e mostrando que tem faro de gol. Em números gerais, o atacante soma 68 gols em 153 partidas.

De acordo com levantamento realizado pelo canal Sky Sports, durante a temporada 2020/21, Jesus apresentou a melhor média de gols por 90 minutos da competição desde janeiro de 2017, com 0,87. Além disso, o ex-jogador do Palmeiras bateu seu recorde de minutos em campo (2.028) e de gols marcados (14).

Outro atleta que não defende mais as cores do Palmeiras e pode render dinheiro ao clube é Arthur Cabral, alvo do Leeds United.