Amarcord: Palmeiras 2 x 1 Linense, SP-14

Este Amarcord não é dolorido lembrar como foram as partidas contra o Bragantino em 1989 e Mirassol em 2013. Ou gostoso como foi ver a Academia do Divino contra o Santos do Rei em 1973.

A lembrança que tenho do Linense não passa pelo inesquecível Leivinha da cidade, um dos maiores craques e um dos maiores ídolos e amigos que fiz no Palmeiras. Nem pela voz do Locutor da Torcida Brasileira Fiori Gigliotti, que de Lins foi para Rádio Bandeirantes em 1952 fazer a bela história que fez – e em breve ajudaremos a contar em livro.

O jogo que não “esqueço” contra o Linense, de fato, eu não lembrava.

Fui aos arquivos achar uma partida esquecida como aquele Palmeiras de 2014. Justo em seu primeiro jogo no ano do centenário. Ainda no Pacaembu antes da entrega do Allianz Parque, em 19 de novembro de 2014.

Ainda com elenco limitado. Com Serginho improvisado na ala-direita. Serginho? Sim, um meia. Acho…

Já tinha Prass havia um ano segurando as pontas na meta. Henrique ainda na zaga antes de ir para o Napoli e, logo depois, para a Copa-14. Valdivia estava fora, como o atacante Leandro e o zagueiro Lúcio, que acabara de chegar.

Foi numa saída falha de Prass que levamos 1 a 0. Gol de Anselmo. Centroavante que havia sido de nossa base, lançado em 2002 por Luxemburgo. 2002…

Ao menos tínhamos Messi Black de volta de empréstimo ao Japão. Foi dele a bela jogada do empate. E a virada viria com Alan Kardec, em outro gol bonito. Nosso camisa 14 para a temporada. Número do ano do centenário que seria comemorado em agosto. Então com Kardec do outro lado do muro, ao final daquela temporada vice-campeão brasileiro pelo São Paulo

Não foi uma grande atuação. Gilson Kleina perdeu o zagueiro Tiago Alves lesionado ainda no primeiro tempo. Ao menos foi ousado. Colocou Felipe Menezes para armar. Ele e Wesley foram os jogadores encarregados de criar no meio para o tridente ofensivo…

Difícil mesmo lembrar muitas coisas daquela estreia em 2014. E de quase todo aquele ano memorável apenas pelo centenário e pela volta para casa.

PALMEIRAS 2 x 1 LINENSE

Paulistão. 18/1/2014

Pacaembu

Gols: Anselmo; Mazinho e Alan Kardec

PALMEIRAS (3-4-1-2): Fernando Prass; Tiago Alves (Felipe Menezes), Henrique e Marcelo Oliveira; Serginho, Renato, Wesley (França) e Juninho; Alan Kardec; Diogo e Mazinho (Vinícius).

TÉCNICO: Gilson Kleina.

P